Colunistas

Publicado: Terça-feira, 8 de julho de 2014

Flagelo social

Comunicado que se publica nesta terça, 8, no JP, de parte da Prefeitura, oficial portanto, tem como fecho e à guisa de assinatura, as insígnias da cidade ao lado de conhecido  logotipo colorido, com dizeres destacados na cor verde (Mais Progresso para Todos).

Cuida do magno problema da falta de água.

Essa anomalia toma feição de autêntico flagelo social e coletivo.

A previsão, diz o comunicado, é a de se aumentar em 62% o abastecimento de bairros do centro. Não se faz uma referência, pois, a um percentual calculado sobre o abastecimento como um todo. Pelo que, salvo engano, seria bom saber também em termos percentuais qual o índice dessa melhoria em relação ao abastecimento total da cidade. Aí o munícipe ajuíza com mais precisão do alcance da medida.

Talvez não se devesse também denominar de caráter emergencial tais providências para que, erradamente, não sejam elas levadas à conta de mero paliativo, o que certamente não há de ser.

Tanto mais que, diz o comunicado, vai-se suspender o racionamento!  Assegura – e que notícia alvissareira! – que com tudo isso a cidade estará preparada a evitar situações semelhantes no futuro.

Nessa hora, ocorre até ao mais desatento cidadão, perguntar por que somente agora se toma providência tão à mão e de solução assaz rápida, para daqui a três meses?

Teria a população sido submetida então a penúrias jamais vistas, tudo por somente inanição dos responsáveis, sejam eles quais forem e durantes todos esses longos anos?

Não deve haver ninguém satisfeito mesmo, com as empresas que, desditosamente, desde a primeira delas, vieram para substituir o SAEE local, este, gente nossa acima de tudo.

O comunicado, nele mesmo, afirma ter havido determinação da Prefeitura, para que a detentora da concessão o fizesse de imediato.

E aí nasce outra questão. A empresa então, não já por livre iniciativa mas sobretudo por mera e comesinha obrigação, não o faria nunca?

A imposição faz lembrar o puxão de orelhas do pai ante os menores renitentes que prevaricam e não querem fazer as lições de casa.

E é ainda o comunicado a dizer:

A empresa responsável tem sido penalizada com processos administrativos e multas por irregularidades nos serviços oferecidos.

Epa! Irregularidades!

Se mesmo assim ela pouco se dá, se desdenha de cláusulas contratuais, faz supor que entre pagar multas e não fazer o que deve, mesmo assim ser-lhe-ia rentável a concessão.

A medida ora reparadora coincide afinal com a promoção da passeata da fé, programada para logo mais, no feriado, 9, com saída as nove horas, em caminhada do Largo de São Francisco até a Capela de Santa Cruz, na rua Sorocaba.

São convidados os fiéis, munidos de guarda chuvas para todos os efeitos e em sinal de confiança, a rezar para que a solução venha do alto.

Praza aos céus.

Comentários