Colunistas

Publicado: Sábado, 15 de agosto de 2009

Fitoterápicos para emagrecer

Fitoterápicos para emagrecer
Fitoterapia bem-vinda!

A obesidade cresce a cada dia em nosso país e mata mais do que Diabetes, infarto, hipertensão e AIDS. A melhor dieta é aquela que tem um equilíbrio de macro e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e gorduras, já os micro são vitaminas e minerais.

As causas da obesidade são as mais diversas, podendo se relacionar com alterações metabólicas, ou seja, nem sempre a pessoa come demais, mas pode ter uma patologia endócrina; ou então tem aqueles que exageram na comida e por gula ou ansiedade, fazem uma alimentação totalmente incorreta.

O uso da fitoterapia é muito bem-vindo para auxiliar casos de emagrecimento, onde ela ajuda evitar que se acumule tanta gordura e até desintoxicando o organismo. A grande vantagem é que não existe efeito colateral, por ser natural.

Os princípios ativos que ajudam emagrecer são inúmeros, como por exemplo os encontrados na:

> Garcínia: reduz a absorção de colesterol e triglicérides. Controla o metabolismo e reduz o armazenamento de gordura corporal, aumentando a saciedade e reduzindo o apetite principalmente por carboidratos;
> Pholiamagra: termogênica, energizante, tônico muscular e diurética;
> Slendesta: retarda o esvaziamento gástrico, reduz o peso e medidas da cintura e quadril. A desvantagem é o seu custo;
> Fucus: estimula a tireóide e acelera o metabolismo. Possui uma suave ação laxativa;
> Chá verde: acelera o metabolismo, é digestivo e tem um leve poder diurético.

O uso de fitoterápicos é muito interessante, porém, as dosagens necessitam de muito controle. Apenas um profissional capacitado, como um nutricionista que possua conhecimentos na área poderá indicar o melhor para cada caso.

Concomitantemente, pode ser formulado outros minerais e vitaminas para potencializar ainda mais o resultado. Lembrando que a fitoterapia pode ser aplicada para amenizar diversos "problemas", como ansiedade, fortalecimento do sistema imunológico, articulações, menopausa, TPM, entre outros.

Comentários