Colunistas

Publicado: Terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Feliz Ano Novo!

Feliz Ano Novo!
Domínio Público

É tempo de desejar “Feliz Ano Novo”, e alimentar a esperança da renovação. Parece que sempre foi assim, independente do dia estabelecido para isso.

Há milhões de anos, na espera dos dias para que as sementes dessem frutos, a humanidade descobriu um jeito de saber as épocas certas de plantar e colher. Observou a posição das estrelas e a trajetória do Sol. Aprendeu a ler no céu e garantiu a sua sobrevivência. E o céu foi tratado como divindade e a divindade se fez ritos.

Nossos ancestrais imprimiram no inconsciente coletivo a ideia de que a própria vida se renova a cada ano, e cada geração transmitiu para as suas crianças que aquele era um momento especial, cheio de promessas.

 A primeira comemoração, chamada de "Festival de Ano Novo", ocorreu na Mesopotâmia, há mais de quatro mil anos. Na Babilônia, a festa começava na lua nova, no equinócio da primavera, quando os dias e noites têm a mesma duração.

No ocidente e por decreto, o imperador romano Júlio César fixou o primeiro dia de janeiro como o Dia do Ano Novo, em 46 a.C. Ele foi dedicado a Jano, o deus dos portões, representado com duas faces: uma voltada para frente, visualizando o futuro e a outra para trás, olhando para o passado.

Símbolos e rituais de passagem se multiplicaram pelo mundo. Antigas comunidades jogavam fora roupas e objetos para eliminar o que não mais servia, ou se banhavam no rio ou no mar para acolher o novo tempo. Não importa o ritual, sempre fazemos alguma coisa como comer sementes de romã, tomar sopa de lentilhas, abraçar árvores, pular ondas, limpar a casa ou usar peças de determinadas cores.

A maior festa da humanidade deve ser celebrada, mas precisa de pouco – ou muito – para o grande momento, como lembrou o poeta Carlos Drummond de Andrade.

" (...) Para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo,

tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,

mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre.”

Seja você quem for e esteja onde estiver, Feliz Ano Novo!

Comentários