Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 8 de janeiro de 2004

Fábrica São Luis - reacendendo a chama

Dentro da nova sede do Pró-Tur, pude presenciar uma cena que tem se tornado constante na rua Paula Souza: pessoas passando na calçada e parando em frente à Fábrica São Luis, espiando pela janela com um sorriso no rosto e muitas lembranças. O momento que eu testemunhei trazia uma alegre nostalgia de passado, quando três mulheres pararam do lado de fora da janela e uma delas comentou: "Lembra quando fulano trabalhava aqui? É do meu tempo de menina..."
   É com a emoção de quem renasce uma chama apagada que nós, do PróTur, nos sentimos honrados ao dar vida novamente à Fábrica São Luis, fundada em 1868 e funcionando ininterruptamente por 114 anos até 1982, quando foi fechada. Primeira fábrica a vapor do Estado de São Paulo e última a fechar, ela guarda em sua história fatos interessantes: em mais de 100 anos de existência, nunca recebeu nenhuma ação trabalhista. Conhecida por sua atuação social, ela dava oportunidades às mulheres que, na época, tinham mais dificuldade de conseguir emprego. Além disso, possuía uma creche para os filhos dos funcionários, além de assistência médica e social, em uma época em que não eram valorizadas as ações de cidadania corporativa.
   Esta é uma pequena parte de um quebra-cabeça que contém centenas de peças espalhadas com as pessoas que viveram sua própria história dentro de um cenário inacreditavelmente lindo, cercado por paredes tão antigas.
   Reescrever a linha do tempo e resgatar a memória da cidade através da valorização de sua história é um dos objetivos do Pró-Tur. Nossa sede não poderia estar em melhor local.
   Juntamente com esta ação, que foi possível graças ao empenho e ajuda de muitas pessoas de Itu, existe uma série de projetos relacionados ao renascimento da Fábrica São Luis. Desde a sua restauração, que passa pela aprovação do Condephat e busca de patrocínio, até a recuperação de livros, fotos e documentos. E mais: a boa notícia de que a visitação interna da fábrica poderá ser incluída nos roteiros turísticos e pedagógicos da cidade. O Colégio Divino Salvador foi o primeiro a levar uma classe de crianças do primário e o Anglo já tem uma visita agendada para alunos de sétima série.
   As escolas públicas também foram convocadas e a Secretaria de Educação Municipal está programando 2 visitas por semana.
   Assim, ficamos realmente orgulhosos por perceber nossas sementinhas gerando frutos. Não só as paredes da Fábrica São Luis abrigam nossa sede. Os valores sociais, a preocupação com a comunidade e as ações de vanguarda, que marcaram presença durante mais de 100 anos, se fazem vivos em nossa missão e na construção do nosso movimento. Que possamos continuar a história resgatando a dignidade e o respeito pelo ser humano, ousando e mantendo a chama acesa por muitos e muitos anos.
   
   Publicado no Jornal Periscópio em 15 de novembro
   
Comentários