Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Exemplar, por todos os títulos

SINCOMÉRCIO, praticidade e eficiência.

 

É fora de dúvida que já transita no meio comercial e de negócios essa conhecida sigla – SINCOMÉRCIO  - representativa do Sindicato do Comércio Varejista de Itu.

 

No passado, ilustres ituanos pontificaram na sua direção e o conduziram satisfatoriamente anos a fio.

 

O que é ainda mais induvidoso, porém, é que tal sigla – SINCOMÉRCIO – nunca esteve tão em voga como nos últimos anos e toda cidade tomou conhecimento dela, principalmente depois que o sindicato se instalou em prédio próprio, com uma sede magnífica, à rua Maestro José Vitório, 137, nas proximidades do Mercado Municipal, centro da cidade portanto.

 

Para esta crônica não houve pesquisa em particular sobre as suas atividades. Decorre do conhecimento natural de sua razão de ser, a de centrar-se na defesa e no interesse do comércio patronal. Portanto, fala-se aqui daquilo se ouve de contatos aleatórios e superficiais com membros de sua diretoria e de seu notório e intenso movimento, quer durante o dia, quer todas as noites.

 

É sabido por exemplo que no seu andar superior correm os cursos promovidos pelo SENAC, de curta e média duração, eminentemente técnicos, a colocar pessoas no mercado de trabalho e também a aprimorar a qualidade dos já empregados. Em suma, conquanto seja sindicato dos comerciantes, estes homens de negócio diretamente se beneficiam porque podem contar com candidatos hábeis e bem preparados e, indiretamente, em proveito também dos próprios alunos.

 

Acolhe, numa de suas alas, uma representação local da Junta Comercial do Estado de São Paulo.

 

Vai mais longe a utilidade do SINCOMERCIO.

 

Graças às excelentes e modernas instalações de sua sede, conta com um auditório de média capacidade, instalado com todos os recursos tecnológicos, os mais adiantados. Com isso não são poucas as entidades, associações, grupos empresariais, palestrantes, usuários enfim de toda ordem, que dele se beneficiam.

 

É tão gritante essa vantagem que, em termos de eventos de médio porte, pode se dizer que existia uma Itu antes dessa bela sede, e hoje outra Itu depois do surgimento dela. Proliferaram e se ampliaram extraordinariamente mil e uma proposições, carentes outrora de um local adequado e bem localizado.

 

Claro, como se definiu mais atrás, que essas citações vêm à mente por si e sem esforço, porque realmente não houve qualquer entrevista ou busca de informações com tal finalidade, em particular,  com nenhuma pessoa ligada a esse Sindicato.

 

Tem-se como meta, até, para mais tarde, produzir uma matéria de maior fôlego para retorno ao assunto, após estudo detalhado e fontes de pesquisa sobre todo o andamento, normas e práticas, tanto aquelas vinculadas e de natureza precípua ao comércio, como derivativas do aproveitamento da sede a outros e a terceiros, pessoas físicas, entidades ou empresas.

Comentários