Colunistas

Publicado: Sábado, 14 de julho de 2012

Evangelizar, missão de todos e de cada um

XV DOMINGO – TEMPO COMUM

Julho, 15 – 2012

Evangelho (Marcos 6, 7-13)

..........................................................................................................................

“”   Naquele tempo, Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado: nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas.

E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. Se em algum lugar não vos receberem nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!”

Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.   “”

...........................................................................................................................

Sucinto o evangelho desta semana, mas como todos os outros, extensos ou curtos, impregnado de ensinamentos.

Comum e natural que com frequência as escrituras, a antiga e a lei nova, sejam vistas como história, algo que simplesmente se lê. Compreensível que isso aconteça.

Por isso, nada de mais também que seja o fiel alertado de que os ensinamentos, os do Novo Testamento sobretudo, são de aplicação remota e atual, a despeito de que os costumes se transformem tão rapidamente.

Sair para pregação da boa nova é mister que incumbe a todo cristão, ao de ontem e ao de hoje.

Claro que apenas o modo de fazê-lo e as circunstâncias sejam outras. Entretanto, para essas diferenças que nunca alteram o conteúdo, a própria decisão que se tome, de evangelizar criteriosamente, ela por si vai ensinar como proceder. O como e onde, virão espontaneamente, desde que o cristão se convença e se decida pela evangelização.

Evangelizar, já se terá dito mil vezes, é anunciar Jesus a outrem.

Anunciar, porém, o Jesus que cada qual, apóstolo moderno, tenha internalizado primeiro no seu próprio coração.

                                                                              João Paulo

Comentários