Colunistas

Publicado: Domingo, 2 de agosto de 2015

Eu sou o pão da vida...

Eu sou o pão da vida...

 

18º. DOMINGO DO TEMPO COMUM

2 de agosto de 2015 – Liturgia do Ano “B”

Evangelho segundo João, 6, 24-35

 

...............................................................................................................................

“”    Naquele tempo, quando a multidão viu que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.

Quando o encontraram no outro lado do rio, perguntaram-lhe:

“Rabi, quando chegaste aqui?”

Jesus respondeu:

“Em verdade, em verdade eu vos digo, estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com o seu selo”.

Então perguntaram:

 “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”

Jesus respondeu:

“A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele me enviou”.

Eles perguntaram:

“Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ´Pão do céu deu-lhes de comer´”.

Jesus respondeu:

“Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

Então pediram:

“Senhor, dá-nos sempre desse pão”.

Jesus lhes disse:

“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

...............................................................................................................................

É inequívoco que nesta passagem Jesus prenuncia até com certa veemência a instituição da Eucaristia, até ali algo incompreensível ao povo, uma população constituída maciçamente pelos pobres. Figurões nesse meio, seriam apenas uns poucos e mesmo assim movidos pelo temor da perda de postos importantes e ou por mera curiosidade.

Sinaliza Jesus de maneira apenas um pouco semelhante a essa promessa aos seguidores fiéis, quando compara de certo modo esse anúncio com o pão caído do céu, ao tempo de Moisés.

Não fosse a humanidade indecisa e no mais das vezes aferrada ao bem terreno, como se a vida aqui em baixo durasse para sempre, então quem sabe seriam as pessoas mais sensíveis.

Ter um privilégio de comungar o próprio Jesus, nas espécies de vinho e pão e, ainda assim, não fazê-lo, é desídia de que, Ele Jesus, na sua bondade,  livre a todos.

O pão da vida, notícia e promessa, é a mais eloquente das verdades e benesses deixadas por Jesus na terra.

                                                                          João Paulo

Comentários