Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Estar junto

A liturgia, neste 15 de agosto, comemora a festa magna da Assunção de Nossa Senhora.

Vigésimo Domingo Comum.

O santo evangelho continua por conta de São Lucas, agora num retorno ao primeiro de seus capítulos, versículos de 39 a 56.

A visita de Nossa Senhora à prima, Santa Isabel.

                                                                 *   *   *   *   *   *

“”  Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

Com um grande gritou exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do  teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem- aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

Então Maria disse: “A minha alma engrandecde o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-Poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. Ele demonstrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericdórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.

Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para sua casa.  “”

                                                                   *   *   *   *   *   *

Afora as considerações eminentemente bíblicas e religiosas do impressionante percurso da Virgem Maria, pelas estradas de piso pedregoso e poeirentas, mesmo que coberto a lombo animal, ressalta-se na sua atitude intrépida o mais eloquente exemplo de cordialidade e solidariedade humana. Isabel, afinal de contas, sobre ser sua parenta, era de idade avançada. Como serviçal e amiga, ali se conteve durante longos três meses.

Modernamente, visitas, de cortesia que sejam, tomaram feições outras no mais das vezes, quando não eivadas de interesses mal disfarçados. O socorro mútuo e desinteressado, sobretudo em centros desenvolvidos, disso os filhos jamais verão exemplo por parte dops adultos e assim crescerão sob a regra egoística do salve-se-quem-puder.

Tão logo Nossa Senhora chegue, Isabel a saúda e recebe da Virgem a excelente proclamação de um canto magnífico de louvor a Deus, a exalçar-lhe a misericórdia e predileção pelos pobres e humildes.

É bem de ver na resposta de Maria, quanto ao conteúdo e ideário dessa oração, uma aproximada semelhança, no seu espírito e mensagem, às bem aventuranças, estas, uma página também gloriosa e bem realçada no capítulo 5 de São Mateus.

Uma virtude rara – a da solidariedade. Essa qualidade não se expressa por propriamente prestar socorro de ordem material; nem tanto. Sua marca é bem mais acentuada quanto a significar presença, estar ao lado, às vezes até com apenas estar junto, mesmo que sem palavras.

                                                                           

                                                                                                               João Paulo

                                                                         

 

Comentários