Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Entendendo a importância da taxa metabólica basal

Crédito: www.google.com.br Entendendo a importância da taxa metabólica basal
Cálculo da taxa metabólica basal

Quando o tema se refere a gasto calórico, o assunto se torna bastante intrigante, uma vez, que a obesidade vem crescendo em escala alarmante em nosso país. Daí a importância de entendermos o que é, e como a taxa metabólica basal (TMB) nos auxilia no controle e manutenção do peso corporal e no equilíbrio do gasto energético diário. A TMB representa a quantidade mínima de energia (calorias) necessárias para manter as funções básicas ou vitais do nosso organismo durante todo o dia. O valor da taxa varia de acordo com o sexo, peso, altura, idade e tipo e frequência de atividade física realizada. Esse valor se refere à estipulação de calorias utilizadas pelo corpo humano ao longo de todo o dia, sendo em situação de repouso, como dormindo ou até mesmo quando estamos acordados.

Os fatores que podemos destacar como determinantes na redução da taxa metabólica basal são, a perda de massa muscular, dietas restritivas associadas a exercícios aeróbios em demasia, idade, peso, problemas de ordem hormonal com alterações nos hormônios da tireoide e catecolaminas (adrenalina/noradrenalina) e a própria obesidade que induz a longo prazo a perda de massa muscular e redução da TMB. Dentre os fatores que podem ser citados positivos no aumento da taxa metabólica basal, destacam se o ganho de massa muscular uma vez que músculos são tecidos considerados metabolicamente ativos em nosso organismo, dietas bem equilibradas e de acordo com suas reais necessidades energéticas diárias, sono reparador o qual gera um gasto energético satisfatório contribuindo para a manutenção da massa muscular e perda de peso ponderal e a prática esportiva regular. Os exercícios de musculação são fundamentais nesse processo de aumento da taxa metabólica basal e emagrecimento, por proporcionarem um gasto energético elevado durante e após as sessões de treinamento, especialmente por estimularem o ganho de músculo esquelético e consequentemente a elevação da TMB.

Comentários

Entendendo o mundo fitness

Pedro de P. L. Aguiar

Pedro de P. L. Aguiar

Graduado em Educação Física pelo Ceunsp; Pós-graduado em bioquímica, fisiologia, treinamento, nutrição desportiva pela Unicamp; e Pós-graduado em fisiologia do exercício com ênfase em envelhecimento, saúde e doenças na USP.

Arquivo