Colunistas

Publicado: Terça-feira, 29 de agosto de 2017

El viaje al Uruguay

Crédito: Foto/Divulgação El viaje al Uruguay

A quem ainda não o conhece, o Uruguai é um país situado ao sul do Brasil, com uma área territorial um pouco menor que o estado do Paraná, que se tornou independente do Brasil em 1825 e com uma população que não chega aos 3,5 milhões de pessoas (e que, segundo a BBC, não cresce há 30 anos). Mesmo assim, é um país cheio de surpresas, ideias vanguardistas e cultura riquíssima.

O uruguaio em si é um povo que, se diferencia claramente do brasileiro, que vibra incessantemente, mas também que não se encaixa ao modo argentino de perfil, aquele mais ácido. É, por sinal, um povo muito calmo, quieto, fofo, que parece mais ter saído daquelas histórias de contos de fadas.

Andando pelas calles de Montevideo, a paisagem que reina é a de prédios ao estilo arquitetonico francês e espanhol, mas com alguns edifícios modernos começando a despontar em seu skyline. Ruas que, arborizadas no verão, ficam completamente nuas no inverno, ajudam a deixar o lugar com carinha de Europa.

Ao fundo se ouve aquele espanhol mais calmo, muito diferente dos chilenos, mas que se mistura com algumas palavras ou frases em português. É claro o fato de que eles se esforçam o máximo para compreender os brasileiros. Outro dado relevante é que, só em 2016, o número de brasileiros que passou pelo país somou algo como quase 15% da população inteira do Uruguai, ou seja, é muito brasileiro que circula por lá – e essa é a razão pela qual eles se esforçam tanto em falar o português.

O clima, não muito diferente de Buenos Aires, possui as quatro estações bem definidas, às vezes até as quatro estações no mesmo dia. Por não possuir barreiras naturais, o tempo fica mais ou menos assim: está sol, de repente chove, chove com sol, chove de novo, venta, cai raio sem nuvem e nós ficamos sem entender nada.

E a marihuana? Liberada, em partes. Só os locais podem legalmente ter acesso, vendida em farmácias, mas consumida por pessoas de todas as idades, em ambientes abertos, ou usada como medicamento, em hospitais ou pessoas que fazem tratamento em casa, com a substância.

Quanto à gastronomia local, na terra de Mujica é muito apreciada a carne bovina, em forma de chorizo, no chivito ou mesmo em uma deliciosa milanesa. Existe por lá também o pancho (cachorro-quente com diversas combinações, que fica uma delícia). E de sobremesa têm os famosos doces de leite, o helado e os alfajores (para mim, melhores que dos nossos hermanos).

Enfim, comparável à capital argentina, em uma versão pocket, cheia de misticismo e com um povo tranquilo e com muita qualidade de vida, Montevideo reflete o que acontece em todo o paisito: um lugar que dá um show de controle, bem-estar, segurança e desenvolvimento aos vizinhos latinos e que está se tornando refúgio de muitas nacionalidades.

Não dá pra juntar o Brasil com o Uruguai, de novo, não?

Comentários