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Publicado: Sexta-feira, 5 de março de 2010

Educação financeira infantil

Crédito: http://www.sosconsumidorsp.com/ Educação financeira infantil
Superendividados em quadrinhos

Numa época em que o consumismo é estimulado através dos diferentes meios de comunicação e o “ter” faz parte do cotidiano das crianças é impossível deixar de acompanhar as consequências relacionadas aos excessos destas ações originando a obesidade infantil, a erotização precoce, a agressividade, os vícios, os maus hábitos dentre tantas.

A criança é um consumidor em desenvolvimento e os pais e professores precisam se preocupar com as orientações dadas para que se torne um adulto consumidor consciente.

A Educação Financeira já integra o currículo de algumas escolas, pois, segundo estatísticas a criança influencia 80% das decisões de compra da sua família. Ela opina na compra do carro, dos eletrodomésticos, do supermercado, das roupas e assim por diante. A televisão é um forte veículo de estímulo ao consumo, ainda mais em razão de a criança passar em média quatro horas e 50 minutos por dia (IBOPE 2007) assistindo a programação televisiva, mas não é o único, pois os produtos que utilizam como chamada os personagens famosos e super-heróis estão entre os demais.

A educação financeira tem que ser ministrada desde a infância para que as crianças cresçam sabendo e aprendendo que tudo tem um preço, um valor. É importante também que elas tenham consciência do quanto custa ganhar o dinheiro. Somente assim poderão usar adequadamente o dinheiro dos pais, a sua mesada ou o salário para o caso dos adultos.

É justamente em razão do consumismo excessivo que diferentes setores estão se engajando em promover a Educação Financeira tanto para jovens e adultos quanto para crianças. Receber estes conceitos quando se está em formação é quesito fundamental para que se tenha um adulto consumidor consciente.

Maurício de Souza foi um dos que aceitou este novo desafio e agora no dia 13 de março lança a revista “Turma da Mônica em Superendividados” também em comemoração aos 20 anos do Código do Consumidor com parceria com a Universidade Metodista de São Paulo entre outras.

 A revista enfocará fatos cotidianos como o exemplo da Magali que encheu seu carrinho de supermercado com supérfluos e seu pai, mesmo levando o maior susto, concorda em pagar, porém quando chega no caixa... (final da história no gibi)

Serão distribuídos gratuitamente cerca de 200 mil exemplares e se você quiser conseguir o seu pode acessar o site www.sosconsumidorsp.com para saber o que deve fazer

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