Colunistas

Publicado: Terça-feira, 13 de janeiro de 2009

E a vida continua...

“A vida recomeça a cada dia e bendito seja o Criador da vida que nos dá a oportunidade de recomeçar sempre.” (Paulo Roberto Gaefke)
 
Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo. Um ano termina, começa outro. Embora saibamos que se trata simplesmente de uma retomada do calendário, é difícil ficar impassível diante de um novo ano. Impossível não se ver envolvido nas lembranças do ano vivido: sonhos realizados, dificuldades vencidas, etapas cumpridas, alegrias; deixemos para trás os maus momentos, as frustrações, os fracassos. É hora de retomarmos os processos inacabados e, com novo vigor, os novos...
 
O ano recomeça, mas a vida continua. Continua no sol que todo dia nasce, ilumina e aquece; no desabrochar das flores a embelezar campos e jardins; no cantar dos pássaros, na vida serena dos animais, felizes a ignorar o novo calendário, novas agendas...
 
A vida continua nos rios seguindo seu curso, alimentados pelas chuvas que cumprem fielmente seu papel de regar as plantas. Água bendita a sustentar a vida.
 
A vida continua nas crianças nascendo, crescendo, brincando... Inocentes, desarmadas, vivem cada dia e não semanas, meses, anos. Tempos de ouro.  
 
A vida continua para pobres e ricos, feios e bonitos, gordos e magros, famosos ou não, porque a vida não é de ninguém e é de todos.
 
A vida continua na esperança e no esforço por dias melhores; nos momentos alegres e tristes. Vamos enfrentar um novo ano com as canseiras, os desafios e os problemas, as lutas e as dores, o sofrimento e a morte. É a vida que segue seu caminho.
 
A vida continua, apesar das injustiças, das tragédias; continua na solidariedade, nas amizades.
 
A vida continua nas famílias, na oração, no trabalho, no pão-nosso de cada dia, na saúde e na doença.
 
A vida continua nos amigos, nos colegas. Nos novos relacionamentos, e mesmo nas inevitáveis rotinas do dia-a-dia.
 
Continua no respeito, na liberdade, nos direitos e nos deveres, na responsabilidade, no dever cumprido, no bem praticado.
 
No entanto, a própria expectativa de um novo ano desperta em nós o desejo de mudanças, de revisão, além de promessas e de vontade de “reformar” o mundo, de recuperá-lo das alterações sofridas ao longo de nossa existência...
 
A propósito, veja a historinha de autor desconhecido: Um pai desejando ocupar o tempo do filho enquanto trabalhava, resolveu dar a ele uma tarefa complexa. Tomou uma folha com o mapa do mundo, repicou-o em pedacinhos, feito um quebra-cabeça; entregou ao filho dizendo: “ - eis o mundo todo 'estragado', você deverá consertá-lo”. Certo de que o filho estaria ocupado por longas horas, voltou ao trabalho.
 
Enganou-se. Passado pouco tempo, o filho o chama para apreciar sua tarefa cumprida. Não podia acreditar, como o filho havia conseguido, pois era criança e nem sequer conhecia o mapa do mundo. Foi então que o filho explicou: “ - quando o senhor tomou o mapa para recortar, notei que na parte de trás havia a figura de um homem; seria impossível para mim recuperar o mapa que eu não conhecia, mas virei os pedaços, refiz o homem que eu conhecia e com isso o mapa do mundo.”
 
Nada mal. O menino descobriu o caminho. A recuperação do mundo passa obrigatoriamente pela recuperação do homem. O próprio Cristo deixa isso muito claro:  o problema não está no mundo e sim na sociedade dos homens, por isso não veio para refazer o mundo, mas para “consertar” o Homem. Veio para nos dar uma Nova Vida, veio nos mostrar uma nova maneira de viver o Amor de Deus, único caminho para que o Reino de Paz, Justiça e Alegria se torne definitivo entre os homens, já aqui na terra.
 
É a vida: a cada dia um novo dia, com suas surpresas, seus encantos e decepções. Muita coisa depende de nós. Aquilo que colhemos, depende muito do que plantamos. Uma avaliação é sempre necessária e bem vinda; aprendemos com nossos erros e acertos. Vamos enfrentar um novo ano, com a experiência de mais um ano vivido. A vida pede coragem e determinação. O ano só será verdadeiramente novo se nós formos novos. Novos na fé que sustenta, na esperança que motiva e na caridade que realiza. Novos em Cristo!
 
É, a vida continua, porque é maior que os anos. Façamos dela o melhor possível!
 
Paz, saúde e alegria! Muita amizade, com Deus e com os homens!
 
Feliz Homem Novo! Feliz Vida Nova!
Comentários