Colunistas

Publicado: Domingo, 12 de setembro de 2010

Dor orofacial e disfunção de ATM

Dor orofacial e disfunção de ATM: não permita que elas atrapalhem sua qualidade de vida, seu bem-estar e sua saúde.

Estamos vivendo a era da globalização, onde tudo acontece com uma velocidade fugaz e a informação chega cada vez mais rápida às pessoas, desenvolvendo nelas um grau de exigência cada vez maior. A chamada “tolerância zero”.

A competitividade no mercado de trabalho é muito grande; o consumismo exige uma busca frenética pelo aumento da renda familiar, para satisfazer todas as necessidades (muito além das básicas!).

Com isso, o inevitável acontece: stress emocional. E com ele, os avisos do nosso corpo, como por exemplo, a dor de cabeça, dor na região dos ouvidos (na maioria das vezes, ligada à articulação temporomandibular - ATM), “pressão” em pontos da face, estalos das ATM’s, zumbidos no ouvido. Apartamento ou ranger de dentes durante o sono, entre outros.

A qualidade de vida e o bem-estar podem ficar comprometidos, pois, com certeza, o sono não está sendo de qualidade.

Pesquisas recentes mostram que, quem range ou aperta os dentes quando dorme, não consegue atingir os estágios 3 e 4 do sono (mais profundos), que proporcionam um maior relaxamento. Sendo assim, muitas pessoas já acordam cansadas, e ao longo do dia podem apresentar as dores já citadas acima, comprometendo a sua rotina de trabalho, o convívio social e, muitas vezes, o relacionamento afetivo.

Quando isso acontece, é muito importante que se consulte um especialista, pois somente uma avaliação bem detalhada poderá diagnosticar corretamente o problema e personalizar o tratamento.

Não se pode deixar que o sistema nervoso central “aprenda” a doer, através de repetidas experiências dolorosas. Portanto, quanto mais cedo se iniciar o tratamento, menor a probabilidade da evolução do quadro para complicações mais severas.

Somando ao tratamento, a aquisição de hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada, atividade física e a “tirada do pé do acelerador”, com certeza a sensação de bem-estar vai estar cada vez mais presente no dia a dia dessas pessoas, e a saúde delas cada vez mais preservada.

Comentários