Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Dicas para a volta às aulas

Dicas para a volta às aulas
banco de imagens

Chega o mês de janeiro e com ele o IPVA, os cheques pré-datados das compras de Natal, no meu caso o vencimento do seguro do automóvel e a compra de uniforme e material escolar. Não há como deixar estes compromissos para depois. Então a melhor solução é economizar pesquisando o preço do material escolar. Para aqueles que pensam que a diferença é mínima estão muito enganados. Pesquisa realizada em anos anteriores mostra diferenças de até 350% no mesmo item.

Aqui vão algumas dicas de como você pode economizar seu dinheiro comprando material de qualidade e obtendo descontos vantajosos.

Uma boa alternativa é realizar a compra do material escolar em conjunto, ou seja, você convida os pais dos amigos do seu filho para fazerem as compras juntos, assim vocês poderão negociar preços menores em razão da quantidade comprada.

Aproveitar o material que sobrou do ano anterior, além de ser uma atitude de economia, é um bom exemplo para os filhos mostrando como evitar o desperdício. Material em perfeito estado vale dinheiro. Esta dica aplica-se também para os livros que podem ser trocados entre os alunos da mesma escola de séries diferentes. Nada mais compensador do que poder emprestar o livro que foi usado durante todo o ano que passou ao aluno da série anterior, bem como poder pedir emprestado o livro do aluno que está uma série à frente. Além de representar uma boa economia estimula a responsabilidade em cuidar bem do livro.

Comprar material de grife ou com estampas de artistas é um luxo que pode ser evitado. Escola não é lugar para exibir o TER e sim um local para se aprender a SER.

É importante ter consciencia do “até quanto” os pais poderão gastar com a compra do material escolar. Esta previsão auxilia na compra consciente e no pagamento sem desespero.

Ao sair para a compra do material leve uma relação do que é realmente necessário para o uso durante todo o ano letivo, lembrando de excluir o material que será aproveitado do ano anterior.

Não se deixe envolver pelas promoções “leve dois e só pague um” elas oneram o orçamento.

Pesquise e compare os preços. Lembre-se que há diferenças enormes entre um local e outro.

Preste atenção também na qualidade do material que você está comprando. Nem sempre a marca que já é tão conhecida por você é a única melhor. Existem marcas boas, porém não tão famosas.

O mesmo cuidado se deve ter com a diferença considerável de preço. Lembre-se que ninguém faz milagres. Se a diferença é grande, a qualidade pode ser proporcional a esta diferença.

Se você obtiver problemas com o material comprado, você tem todo o direito de reclamar. O Código de Defesa do Consumidor estipula 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os produtos duráveis.

Preste atenção no prazo de validade principalmente das colas, tintas, pincéis atômicos, canetas hidrográficas, fitas adesivas e durex.

Evite comprar em barraquinhas e camelôs. Esta economia pode lhe sair caro, pois além de você não ter qualquer tipo de garantia, a qualidade e a origem do produto são discutíveis.

Exija a nota fiscal com a discriminação do material comprado. Se houver necessidade de troca a comprovação já está na mão.

Quando o valor total lhe for apresentado, tente negociar com o responsável pela loja. Este também é um direito do consumidor e como tal deve ser exercido. É claro que esta negociação deve ser feita com base na boa educação e no respeito.

Se o desconto para o pagamento à vista for compensador, não hesite. Obter um bom desconto também é um ótimo negócio.

Informe-se, pois há papelarias que são postos de coleta de cadernos e livros usados para serem reciclados. Há locais que dão R$ 1,00 de desconto no material escolar por cada caderno ou livro usado trazido para reciclar. Este tipo de comportamento traz lucro para o seu bolso e para a Natureza.

Há também locais que realizam troca de livros. Você traz o seu livro usado e pode levar o livro que usará no ano que se inicia. Para estas trocas o livro tem que estar em boas condições. Ótima oportunidade para ensinar seu filho a cuidar do material que ele usa não devendo escrever com caneta e muito menos desenhar ou rasgar o livro.

Estas são pequenas atitudes que fazem grande diferença tanto no orçamento quanto na cidadania.

Comentários