Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Dia Mundial da Gratidão

Dia Mundial da Gratidão
Este texto faz parte do livro A Prática da Gratidão

O Dia Mundial da Gratidão é comemorado em 21 de Setembro. Este é um dia no qual as pessoas são convidadas a agradecer a todos aqueles que fazem parte das suas vidas. É o dia do ano dedicado a parar para refletir em tudo de bom que há na vida, um gesto que acaba por impactar o bem estar das pessoas.

Coincidentemente ou não, é na mesma data em que se comemora o Dia Mundial da Paz e o Dia da Árvore. Dentro da minha visão, as três datas estão intimamente relacionadas. A paz anda de mãos dadas com a gratidão, uma não vive sem a outra. Quando nos sentimos gratos, uma profunda paz interior costuma abraçar este sentimento. As árvores nos ensinam uma importante lição sobre generosidade e abundancia: um exemplo de vida que se regenera todos os dias, sempre se doando a quem deita sob sua sombra, colhe suas sementes, usa sua madeira, saboreia seus frutos e deleita-se com suas flores. É abrigo para grandes e pequenos animais e fonte inesgotável de beleza e diversidade. A Gratidão, assim como as árvores, é também generosa e abundante, espalhando beleza por onde passa. Quando descobri este trio, sorri com alegria. “Tudo a ver”- pensei!

Em 2016, o Dia Mundial da Gratidão completou 50 anos. Sua origem deu-se em 1965 no Havaí, onde se realizou o primeiro encontro internacional sobre a ideia de tirar um dia do ano para agradecer formalmente por todas as coisas de bem que se encontram no mundo. No ano seguinte, em 21 de setembro de 1966, muitos dos participantes que estavam naquele primeiro encontro colocaram em prática o gesto e implementaram definitivamente o Dia Mundial da Gratidão, com cada vez mais adeptos, atualmente em todo o mundo.

Existe também o Thanksgiving nos Estados Unidos (Dia de Ação de Graças) que é ainda mais antigo e muito forte, a ponto de ter se tornado um feriado nacional, tão importante quanto o Natal ou Ano Novo. Iniciou em 1621 com os peregrinos do Primeiro Mundo, como uma celebração pela colheita. Passou a ser celebrado nacionalmente desde 1789. Mas foi no ano de 1863, durante a Guerra Civil, que Abraham Lincoln decretou esta data como feriado nacional. E desde então tem sido muito importante e significativo na cultura dos americanos. Muitos brasileiros também celebram o Thanksgiving no Brasil, espelhando a data dos Estados Unidos.

Apenas no Brasil, o Dia da Gratidão é comemorado em 06 de Janeiro, coincidindo com o Dia de Reis. A data marca para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos.

Seja como for, como todas as outras datas nas quais é celebrado algo importante, a Gratidão entra para ser valorizada e honrada. Imaginem o poder vibracional de milhares de pessoas agradecendo num mesmo dia. Se isso ocorrer verdadeiramente durante um dia inteiro em cada parte do mundo, como já tem ocorrido no Movimento pela Paz, certamente diminuirá a violência, a dor e a escassez. Nesse sentido, embora exercitar a gratidão seja recomendado como uma prática de vida, ter um dia para potencializá-la certamente é muito bem vindo! Que mais pessoas lembrem e comemorem esta data, na boa companhia da Paz e das Árvores!

Comentários