Colunistas

Publicado: Terça-feira, 9 de abril de 2019

Dia do Jornalista

Dia do Jornalista

            Não existem semanas típicas na vida da redação de um jornal. Cada edição coloca os redatores diante de situações novas, em que o desafio é transformar as colaborações em boas reportagens.

            É sempre um jogo, Mas, ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto, às vezes erramos e às vezes acertamos.

            A bem da verdade, erramos muito mais do que gostaríamos, o que acaba nos ensinando que apenas o tempo não ensina nada a ninguém, mas sem ele também não aprendemos quase nada de importante.

            Muitas vezes a inelasticidade do espaço disponível nas páginas de um jornal obriga o adiamento e, às vezes o sacrifício de interessantes matérias, que, embora merecedoras de aproveitamento, não têm como ser editadas. É o vilão do espaço que não nos permite satisfazer os interessados e, com isso, ganhamos alguns descontentamentos.

            As matérias, colaborações e sugestões de pauta são tantas e algumas tão valiosas na totalidade, seria necessário ampliar, consideravelmente, o número de páginas em cada edição. Isto, entretanto,  implicaria a adição de novos investimentos no processo redacional, industrial e comercial.

            Há os que perguntam quanto tempo se leva para editar um jornal. Dizemos que depende. Primeiro: o tempo que é o mais temido vilão. O cotidiano de jornal exige matérias imediatas. Sofrimento mesmo vive o editor que tem que selecionar reportagens e garimpar, em pedra dura temas interessantes e atraentes.

            Enfim, para desempenhar bem a missão de um jornalista é preciso muito esforço e entusiasmo. Também é preciso a bagagem do bom repórter; deve ter o olho do fotógrafo; o domínio do texto e o discernimento do editor. É pouco?

            Realmente é uma profissão que encanta.

            Parabéns aos jornalistas comemorado no dia 7 de abril.

            Vamos em frente...

Ditinha Sachanoski

Comentários