Colunistas

Publicado: Sábado, 20 de julho de 2013

Depende de você

Curta seus amigos.

Viva intensamente.

Elogie mais.

Um simples sorriso modifica tudo.

Encontre novas fronteiras.

Faça as crianças gargalharem.

Já se esteve aqui uma vez, com os enunciados acima e alguns mais provavelmente, para com fixação neles se produzir uma crônica simples e solta.

Na oportunidade, as “dicas” foram apresentadas uma a uma e, após cada citação, vinha o comentário pertinente.

Desta vez não há o cuidado de assim se discorrer. Tampouco as referências estarão vinculadas necessariamente aos conselhos ali sugeridos. Claro, muito claro então que até as sugestões, algumas delas, foram agora de novo assinaladas. Umas sim, outras não.

Sim. Isso. Exatamente.

É de novo a mera colheita, como outras de todo gênero, rascunhadas à mesa de cafés e restaurantes, em guardanapos de papel a substituir toalhas, esta então inspirada nas mensagens inscritas nos papelotes de açúcar União.

Feito este preâmbulo, desproporcional ao tamanho da matéria no seu todo, pode talvez surgir a indagação: se as mensagens introdutórias e quiçá outras da crônica anterior são quase as mesmas, porque igual ideia agora retorna?

Tudo tem uma explicação.

Muitas vezes neste espaço já se confessou a mania de, após as refeições e lanches ocasionais fora de casa – praças de alimentação no mais das vezes – tomar-se cuidado para evitar que manchas ou gorduras dos alimentos maculem as toalhas de papel. Fica-se de mira na limpidez do verso deles, convidativos, quase irresistíveis a ali se inscreverem rabiscos os mais variados e ao repente.

Enfim, como ora se informa, se as sentenças inspiradas pelas embalagens diminutas do açúcar União, de modo nenhum estariam a pedir novas considerações, porque teriam vindo à tona?

Explica-se.

Mesmo sem o enfoque particularizado no sentido de examiná-las de per si, contribuíram assim mesmo, no seu todo e conjunto, para relembrar que todos assumam na vida um estado de espírito alegre, favorável, descontraído e esperançoso. De forma estrita e assumidamente otimista.

Se a vida como tal tem em si algo de impositivo em fatos e casos a surgirem sem aviso, conceda-se. Acontece mesmo.

Inegável no entanto – o açúcar união que o diga – que fortes e adocicadas pitadas de esperança, otimismo e confiança, todos podem adicionar aos seus dias.

Entra aí a sua parte.

É este o móvel da crônica: convidá-lo ao bem e ao belo possíveis. Muito de tais possibilidades estão a seu alcance.

Boa sorte.

Depende de você.

Comentários