Colunistas

Publicado: Terça-feira, 20 de junho de 2017

De malas prontas

Crédito: blog da gavioli De malas prontas

Na semana que vem, quinta-feira, embarcamos, meu marido e eu, de férias para Praga, Viena e Budapeste. 

Mas o que tem a ver a nossa viagem com hospitalidade e gastronomia? 
 
No meu ponto de vista, tudo!!  Simplesmente porque quando a gente viaja, vai ser hospedado em algum lugar, seja um hotel ou pousada, a casa de um amigo ou de alguém que aluga o próprio espaço para turistas, até mesmo um albergue, um camping, um trailler ou motorhome.  Em qualquer dessas situações, seja por um dia ou vários, será preciso comer.  
 
O estudo da hospitalidade leva em consideração essas duas condições com muito rigor. A hospitalidade como ciência no Brasil surgiu, primeiramente, da observação das necessidades existentes na área do turismo, ou seja, todo turista ou viajante precisará comer, beber, dormir num lugar minimamente seguro e confortável e, claro, se entreter, divertir-se, conhecer novas culturas, ver coisas novas... 
 
Sem teorizar demais,  minha proposta hoje é dar algumas dicas para quem não é muito acostumado a viajar.    O Silas e eu somos completamente viciados em viajar, mas nem assim deixamos de nos surpreender em cada nova empreitada que inventamos, seja num bate e volta para uma cidade próxima a São Paulo, uma aventura de fim de semana ou durante férias longas, como as que teremos agora em julho. 
 
Qualquer viagem exige planejamento, mesmo que seja uma preparação mental, interna. De você para você. É preciso abrir o coração para o que virá de novo, porque não há viagem sem novidade, sem situações diferentes às do dia-a-dia.  
 
Vamos listar alguns itens da preparação da viagem.
 
- Documentos: vistos e  passaportes válidos (para o caso de viagem internacional)
- Dinheiro: providencie o câmbio de moeda e cartões de crédito ou saques internacionais (idem anterior)
- Passagens
- Seguro de viagem
- Malas ou mochilas - devem ser adequadas ao tipo de viagem e à sua capacidade de carregar, bem como ao peso permitido pela companhia aérea
- Roupas adequadas aos programas que fará e ao clima do local
- Sapatos, idem às roupas
- Protetor solar!!!
- Necessárie (sabonete, shampoo, cremes, escova e creme dental)
- Primeiros socorros -  inclua comprimidos para dor de cabeça e para enjoo, nem sempre é possível comprar remédios como no Brasil, depende do seu país de destino
- Guias e informações sobre os lugares que vai visitar. Caso esteja numa excursão, você estará assistido nesse quesito. Do contrário, estudar o que fazer com antecedência poupa um tempo precioso da viagem 
- Roteiro - é bom para quem viaja e pode ser deixado com alguém da sua confiança, caso imprevistos ocorram e você precise ser acessado
- Máquina fotográfica
- Telefone celular - roaming internacional, ligue na operadora e pergunte tintim por tintim o que você tem que fazer, quanto vai pagar e aprenda como proceder antes de embarcar
- Operadora do cartão de crédito - informe a viagem para evitar que a operadora não libere alguma compra devido a mudança do perfil de compra. O seu cartão de crédito, muitas vezes, sabe mais do seu comportamento de compra do que você imagina!
- Reservas de hospedagens (ao menos no dia da chegada, se não fizer, vá preparado para ter algum stress)
- Se você tem  um bicho de estimação,  com quem ele vai ficar? Ou você vai levar? Que regras devem ser seguidas para que o animal possa ser transportado? 
- Suas contas mensais estão todas em débito automático? Caso não, como fará para pagar?
- Se é mulher, marcou depilação, manicure, cabeleireiro ou vai viajar de qualquer jeito e cuidar de fazer isso onde estiver? Os dias correm e as unhas e pelos crescem.
- Durante os dias da viagem, a sua casa vai ficar fechada? Quem vai cuidar das plantas? 
- Vai a casa de amigos? É delicado pensar em levar regalos para os seus anfitriões. 
- Pretende alugar carro ou bicicleta? É bom dar uma olhada na internet para conhecer as opções existentes e quanto custam
- Transporte para o aeroporto: taxi, carro (providencie estacionamento para o veículo, caso não tenha motorista), metrô e ônibus
 
Já tem muito o que providenciar só com esses itens, não?  Outras providências dependem, claro, de cada um. De qual é o seu trabalho e quantos dias tem de férias, por exemplo. 
 
Como nosso assunto aqui é também gastronomia, pessoalmente, eu sempre faço uma lista de possíveis restaurantes, bistrôs e cafés que são sugeridos por muita gente que já viajou para os lugares onde vou. Nunca, sob nenhuma hipótese, viajo sem ter ideia do que se come em terra estrangeira. O motivo é simples: eu preciso experimentar, tá entendendo? Faz parte de mim!!!
 
Ah! Esqueci de sugerir: leve um livro para ler durante a viagem. Depois me conte o que aconteceu. 
 
Uma coisa que parece meio absurda e que ninguém gosta de pensar é que viagens têm risco, inclusive de morte. Deixar cópias de documentos, números e senhas em local que possam ser encontrados por alguém de confiança em casos extremos é uma decisão consciente. 
 
Enquanto escrevo o fim desse texto, já voltei várias vezes para acrescentar mais itens na lista. É melhor parar por aqui. 
 
Talvez eu passe um tempinho sem publicar enquanto estiver viajando, mas,  com sorte, escrevo as novidades de onde estiver mesmo! 
 
Beijos e uma sugestão: deixe o travel bug (o inseto da viagem) picar você. O vírus que ele inocula vai lhe asas, rodinhas nos pés e muita emoção. 
Comentários