Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Dançar ballet clássico na melhor idade

Nunca é tarde para concretizar um sonho da infância, na terceira idade. O importante é querer realizar algo que você sempre desejou. Se você tem força de vontade é só começar quebrando o “tabu interior” (estou velha demais par isso ou aquilo).

No meu caso optei pelo ballet clássico, pois, era meu desejo desde a infância. Aos 39 anos, comecei praticando Tai Chi Chuan, Chi Kung com o mestre Liu Pai Lin em 1986, o que manteve a flexibilidade do meu corpo. Com o grande mestre aprendi a cultivar o equilíbrio do corpo físico, mental, emocional e também o espiritual através da filosofia Taoista, começando pela mudança de hábitos alimentares: de omnivorismo (ingerir todos os tipos de alimentos), conheci a dieta macrobiótica, o crudivorismo (“alimentos vivos”), o vegetarianismo, e o vegetarismo , onde encontrei o melhor equilíbrio para mim, ingerindo ovos caipira e o peixe além de vegetais, cereais e frutas.

A minha saúde que era bastante frágil foi se fortalecendo, o meu peso mantendo-se e com o aumento da flexibilidade devido às práticas diárias dos exercícios de Tai Chi Chuan e Yoga, que foi mais marcante dos 50 anos em diante, e após terminar um curso de pós-graduação de 2 anos, em 2011, aos 65 anos, decidi não adiar mais. Em dezembro/ 2011, procurei a escola de danças Anne Camargo. “Ralei-me” bastante, tornei-me fanática na prática dos exercícios de ballet clássico, que são muito diferentes das práticas que fazia até então.

Percebendo que ter uma aula somente por semana não seria suficiente para dançar com um adulto mais jovem, encomendei uma barra de treino, e, através de DVD’s de aulas, passei a praticar diariamente à noite, após retornar do trabalho, em minha residência. E com o incentivo da professora Yara Betiol que me proporcionava aulas Vip, em dezembro/2012 pude finalmente realizar o grande objetivo de apresentar-me no palco com o ballet clássico, numa dança solo.

Recentemente achei que estava extrapolando na vontade de dançar, tornando-se uma obcessão, pois “dormia e acordava pensando no ballet”. Como na minha profissão comporto-me da mesma forma, compreendi que esse sentimento é muito importante para alcançar um alvo, enfim, na concretização de um sonho. Sonhar não faz mal a ninguém; é através dos sonhos que surgem as grandes ideias e realizações. Cada pessoa deve escolher o que mais lhe for adequado, o que mais lhe agradar para praticar com prazer, o hobby que sempre teve em mente e que não pôde praticar.

Convido a todos os leitores a assistirem o Festival de Inverno da Escola de Dança Anne Camargo no próximo sábado, 17/08/2013 às 16 horas no Plaza Shopping Itu, onde haverá a participação de 60 alunos, dos quais, 40 da Escola Anne Camargo e 20 da Associação Atlética Ituana e do Grupo Renascer. 

Comentários