Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dá-lhe água

Dá-lhe água
O planeta e nós temos que nos adaptar

O planeta Terra tem 70% de sua superfície coberta por água. O corpo humano chega a ter 75% em seu organismo. Mas parece que de uns anos pra cá tal proporção nos parece maior, tamanho é o volume das chuvas e da umidade que nos pega de surpresa independentemente da época do ano.

Janeiro é tradicionalmente o mês das chuvas de verão. Ou pelo menos era. As tempestades-surpresa costumavam aparecer até o fim de março, como cantavam Tom Jobim e Elis Regina. Hoje as coisas mudaram e vemos inundações, enchentes, tempestades, tsunamis e similares em qualquer mês, em qualquer continente.

Muitos acreditam que tais transformações climáticas sejam ocasionadas apenas pela ação humana no planeta. Particularmente, acho tal afirmação um tanto pretensiosa em relação à humanidade. Por mais estragos que causemos, ainda somos como formiguinhas nas mãos da Mãe Natureza.

Estou longe de ser um cientista, mas tenho a impressão (e isso qualquer um pode ter) de que na verdade a Terra está se ajustando a um novo período em seu tempo, ajustando seu clima para melhor se adaptar à nossa incômoda presença. Afinal, o que sabemos sobre o mundo onde vivemos? Um lugar em que 90% dos nossos oceanos ainda são desconhecidos pelos estudiosos?

Seja na Austrália ou em São Paulo, nós seres humanos temos que nos adaptar também. E os governantes precisam parar de jogar a culpa em São Pedro ou na Mãe Natureza. Já está mais do que na hora de tomar medidas realmente efetivas para evitar mortes e desastres que, sabemos, acontecem todos os anos.

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários