Colunistas

Publicado: Sábado, 27 de janeiro de 2018

Cursilhos de Cristandade, Jubileu de Ouro

Prevista para amanhã, domingo 28, as 11 horas, na Catedral em Jundiaí,  solene Missa comemorativa dos cinquenta anos da existência dos Cursilhos de Cristandade no Brasil.

Trata-se de organização considerada como um dos Movimentos de Igreja, quer dizer, não se trata de associação propriamente dita. Enquanto houver seguidores, essa prática religiosa e católica, criada na Espanha por Dom Hervás, segue nas suas atividades.

Tem todo um regulamento, não pétreo, quer dizer, sujeito de tempos a tempos, a mudanças tomadas num sentido de melhor aplicabilidade.

Há um Secretariado Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade que congrega então todas as Dioceses afiliadas, conquanto, cada uma se adapte a seu talante e conveniência.

Nos seus primórdios, no Brasil, seguia-se à risca o sistema utilizado na terra de origem, a Espanha, com o que a rigidez de normas pedia, de certo modo, muito empenho de quase todos. Mesmo assim, na sua metodologia, havia alguma dificuldade de adaptação nas práticas aprofundadas, quanto à espiritualidade.

Não obstante, durante décadas, toda Igreja no Brasil experimentou avanços notáveis da parte dos afiliados.

Fora um período deveras frutuoso em Itu, no passado, com destaque para os encontros mensais, denominados Ultreyas, de molde a lotar o salão antigo e contíguo à Igreja da Paróquia do Senhor do Horto.

A rigidez era tão séria que, num de seus livros, o fundador, Dom Hervás, não permitia adaptação nenhuma, embora qualquer Secretariado até pudesse introduzir ou proceder a modificações, mas que, uma vez assim decidido, não se conferisse ao sistema alterado o nome de Cursilhos.

Com o tempo, o próprio Secretariado Nacional, perambulou pelas Dioceses brasileiras, com propostas de algumas adaptações a costumes locais. Consistia em apresentar a cada Diocese o Movimento de Cursilhos modificado e mais próximo da realidade brasileira. Esse modelo fora então realizado em caráter experimental em Jundiaí, durante os três dias regulamentares. Na sessão de encerramento, Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, de saudosa memória, com amabilidade que lhe era própria, agradeceu a proposta e declarou na sessão de encerramento que, por ora, Jundiaí continuaria no método anterior.

Os Cursilhos continuam a existir em muitas Dioceses e inclusive na de Jundiaí, que posteriormente se adaptou à Direção Nacional, a cuja frente desde sua instituição, permanece incansável o seu responsável, Padre Beraldo.

Atualmente, os afiliados se reúnem no Salão anexo à Igreja do Bom Jesus. Ultimamente, coordenava o Movimento o dedicado amigo Corinto Arruda, cargo recentemente passado às mãos do competente Tadeu Italiani.

Veteranos e novatos, ao menos uma razoável comitiva de ituanos, participa amanhã de Santa Missa em ação de graças, na Catedral de Jundiaí, pelo Jubileu de Ouro desse frutuoso e tradicional movimento.

 

 

Comentários