Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 17 de abril de 2014

Cultura, por excelência

A Academia Ituana de Letras – ACADIL, mais uma vez proporciona aos aficionados, uma sessão eminentemente literária e, por consequência, cultural, na exata acepção da palavra.

Deu-se na manhã de sábado, 12, neste março, no aconchegante auditório do Sincomercio. 

Um público deveras interessado, que não regateou aplausos. A qualidade do programa o surpreendia a cada passo.

Preparado o ritual com esmero, eis que se tratou da posse do acadêmico Plínio Bernardi Júnior, novo ocupante pois, da Cadeira Constantino Ianni.

Todo o ato esteve entremeado de música selecionada, pelo consagrado violinista Tatângelo. Coube-lhe também fazer o acompanhamento de fundo para o comovente recital apresentado pelo ator Hélio Rodrigues, ambos da cidade de Salto.

O novel empossando foi saudado pela acadêmica, Professora Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, sua mestra nos bancos escolares.

A fala de Plínio Bernardi Júnior, impressionou deveras, por ter trazido ao conhecimento público muitas facetas e peculiaridades do insigne Patrono da Cadeira 7, Constantino Ianni, literato e jornalista de renome, além de outros títulos granjeados aqui e fora do país.

Com muito enlevo e propriedade, contribuíram também as acadêmicas Leonor Zaparolli Carpi e Durce Gonçalves Sanches, aquela através de primorosa declamação de página de sua autoria e esta, ao prestar homenagem póstuma à sócia correspondente da ACADIL, sra. Enid Maria Bestetti Pires, falecida recentemente em Campinas.

Esteve em Itu nesse acontecimento, convidado especial da ACADIL, o renomado escritor e conferencista J.B.Oliveira. Dono de uma verve extraordinária, deliciou os ouvintes ao abordar aspectos diversos, consentâneos e adequados àquela manhã especial.

Da apresentação do convidado, incumbiu-se o acadêmico Erasmo Figueira Chaves, companheiros, ambos, nas Academias de Letras, a Católica e a Maçônica, as duas da capital paulista.

O cerimonial, bem conduzido, esteve a cargo da acadêmica Ditinha Schanoski.

Há que se cumprimentar o denodo e a aplicação da Presidente da ACADIL, Maria Ângela Pimentel Mangeon Elias, acolitada de seus pares, ao oferecer aos ituanos reuniões de gênero altivo e enobrecedor.

Agradecimento especial ao Sincomercio, na pessoa do Presidente Dr. Carlos Alberto Dambrósio, pela costumeira cessão das dependências de sua sede.

Manhã luminosa, que proporciona leveza ao espírito e enche a alma.

 

 

Comentários