Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Crianças Ansiosas: como ajudar?

A ansiedade nos dias atuais é muito comum, tanto em adultos como em crianças, devido a correria do dia-a-dia, o estilo de vida que temos onde tudo tem que ser feito com muita rapidez e tem que ser feito não para hoje e sim “pra ontem”. A ansiedade é algo dos novos tempos.

A ansiedade tem como referência principal a preocupação, a criança se preocupa com coisas antes mesmo de acontecer, pensa de forma muito negativa e crítica, superestima a probabilidade de acontecer coisas ruins, foca em tudo que dá errado, não acredita na sua capacidade de lidar com as dificuldades e tem expectativas de insucesso, tudo o que acontece de bom ou positivo não é valorizado e as coisas negativas se tornam muito maiores do que realmente são.

Num nível intenso, a ansiedade gera muito sofrimento, porque ela está o tempo todo se preocupando com antecedência. A ansiedade se torna um problema quando impede a criança de viver uma vida normal, prejudicando relações familiares, amizades, vida social e também a vida escolar. A ansiedade assume o controle da vida da criança. A criança traz um sofrimento antecipatório de saber antes, de cuidar com antecedência, de apressar o tempo e de se encarregar de fazer antes.

Muitas vezes os pais vêem seus filhos muitos ansiosos e ficam sem saber o que fazer e como ajudar. Os pais devem mostrar às crianças que é o momento presente que ela realmente tem que aproveitar e viver intensamente e lidar da melhor forma com o momento que vem a seguir, e aprender a esperar o tempo passar e também esperar aquilo que ela tanto deseja. É realmente trazer a criança para o tempo presente. É fundamental os pais serem pacientes e conversarem muito, mostrando que eles são responsáveis por essa criança e que estão cuidando dela, de ver se existe algum perigo real de fato, que está cuidando também da segurança dela e da casa, a fim de que passe tranquilidade para a criança.

A criança muito ansiosa tem a necessidade de controle e quer que as coisas aconteçam do jeito que ela quer e no tempo que elas querem. Os pais devem mostrar que as coisas acontecem no tempo que é para acontecer e que deve ser de forma mais tranquila, porque mesmo que faça com toda pressão interna não mudará o resultado final. É necessário trazer a criança para o tempo presente através da conversa, brincadeiras e até mesmo através da respiração e mostrar para ela que cada coisa teve um tempo para acontecer e foi acontecendo naturalmente e não quando simplesmente quer e do jeito que quer.

A ansiedade faz com que a criança, por exemplo, fique tão ansiosa a uma situação que vai acontecer como uma festa de aniversário que quando chega o momento da festa ela não vive esse momento, perde o interesse ou está tão cansada com tudo que planejou, pensou e se preparou com antecedência que perde a graça no momento de viver intensamente.

A idéia é acalmar a criança e mostrar que o melhor acontecerá e do jeito que tem que acontecer. Os pais podem ensinar as seguintes palavras para a criança: confio, entrego, aceito e agradeço, para exercitar a vida de outro modo, a expectativa de que as coisas acontecerão da melhor forma e não tão somente do jeito que quer e na hora que quer.

Você como responsável, perceba se você também não é um exemplo de ansiedade para seu filho. Se perceber ansioso, exercite você mesmo e ajude seu filho também.

Trabalhe na frequência da aceitação e entendendo o fluxo da vida, que tem momentos em que as coisas acontecem um pouco mais rápido e outros um pouco mais lento, saindo do foco de ter a obrigação de controlar tudo e muitas coisas que não dependem só de você. Perceba que você gasta muita energia para controlar tudo e principalmente aquilo que não está no seu poder de decisão.

Pais, façam sua parte: Apoie seu filho, mostre à ele que ele pode ter sucesso, seja paciente e ajude-o a continuar tentando, encoraje-o a usar novas habilidades, reconheça e elogie seus esforços e converse sempre com ele.

“Material apenas informativo”

Comentários