Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Cozinha da mama

Cozinha da mama

Os principais ingredientes desta receita são: doçura, afeto e amor!

O início de como aprendi a cozinhar não foi nada fácil. Minha mãe, como castigo das “briguinhas entre irmãs” nos impunha que fossemos para a cozinha. No começo era escolher   o feijão, descascar batatas, lavar a louça, mas logo minha avó materna, uma italiana analfabeta e sábia, nos pegava pela mão e nos levava ao palco de seus experimentos, passando - nos a ensinar : temperar carne, amassar pães... Delícia foi quando chegou a vez de fazer os doces em compota e abóboras cristalizadas.

O castigo de minha mãe me ensinou muitas coisas, por exemplo, valorizar o trabalho de uma dona de casa; a trabalhar em equipe; descobrir que a cozinha é um lugar de encontros e que uma simples receita deixa a gente muito feliz.

Ali, naquela cozinha da mama, minha nona, minha mãe e minhas irmãs, criaram laços que duram para sempre. Hoje faço essa experiência com a minha netinha Maria Clara. Ela, disse a uma amiguinha, na rede social: “o feijão da minha avó é o mais gostoso do mundo”.  São momentos de encantamento, doçura, afeto e amor.

Comentários