Colunistas

Publicado: Sábado, 12 de abril de 2008

Consumo Consciente

Em minha última matéria e na entrevista ao site no Dia do Consumidor relatei que as pessoas deveriam ler mais quanto aos seus direitos. Seguindo essa linha de raciocínio, resolvi fazer uma série de artigos que demonstram de modo prático maneiras de melhorar as relações entre consumidor e fornecedor.
 
Aproveitando o momento atual, com a preocupação com o meio ambiente, apresento a você, consumidor, como podemos colaborar com o meio ambiente através de um consumo consciente.
 
Na verdade, se fosse realizada uma orientação preventiva para as crianças, já no primário, se evitaria num futuro próximo, o surgimento do comprador compulsivo, incentivando o consumo sustentável e assim o desaparecimento do desperdício.
 
Durante o governo FHC, em convênio firmado entre o Ministério do Meio Ambiente e órgãos de proteção ao consumidor, tais como o IDEC, iniciou-se a criação e divulgação do “Manual de Educação para o Consumo Sustentável”, bem como um projeto piloto de capacitação de professores para cerca de 4.400 municípios. O projeto foi implementado em meados de 2001, em diversos Estados.
 
O Manual que continua correndo o País reúne dicas para o consumo sustentável, coleta seletiva, uso correto da água, energia, transporte, evitar o desmatamento e alterar hábitos para evitar o desperdício na alimentação.
 
Infelizmente, o governo atual tem feito muito pouco nesta área e o Código de Defesa do Consumidor, hoje com 17 anos, possuiu mais de 500 projetos de lei na Câmara Federal pedindo diversas alterações, inclusive no sentido do consumo ora sustentável.
 
Vivemos em um planeta o qual se encontra carente de carinho, onde nos preocupamos apenas em usá-lo, esquecendo-se da sua devida manutenção.
 
E como a maioria das pessoas não conhece seus direitos, bem como a falta de campanha de educação, a qual está prevista no Código de Defesa do Consumidor, o consumo desnecessário, o desperdício e a falta de consciência das pessoas quanto à escassez de recursos naturais no planeta, vem aumentando cada vez mais.
 
O consumo consciente exige mudança de hábitos, como por exemplo, condutas simples, como a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, a qual gera economia para o próprio consumidor em até 80%, bem como diminuir o tempo no chuveiro e uso desnecessário da água, o uso de madeiras com selo de qualidade, pois as mesmas cuidam do reflorestamento e outras.
 
O IDEC já lançou guias diversos abrindo os olhos do consumidor, estes facilmente disponíveis na internet, bem como nos órgãos de proteção ao consumidor, como o PROCON e na internet em sites sobre o assunto.
 
Você também pode fazer a sua parte para ajudar o meio ambiente através do consumo consciente, com medidas simples, tais como:
 
- Dê preferência à compra de móveis em madeira com o selo FSC, ou seja, garantia de que a mesma foi retirada de maneira correta, pois o desmatamento irresponsável é o maior causador do efeito estufa e ao comprarmos produtos sustentáveis, diminuem os incentivos ao desmatamento.
 
- Consuma alimentos da época e prefira os orgânicos, assim você ainda cuida de sua saúde e do meio ambiente com a diminuição dos agrotóxicos.
- Evite o uso de sacolas plásticas desnecessariamente, pois as mesmas demoram a se decompor no ambiente e dificilmente são recicladas. Utilize uma sacola de palha ou mochila quando for fazer compras ou de preferência a sacos de papel e caixas de papelão, facilmente recicladas e de melhor degradação no ambiente.
 
- Dê preferência a produtos com pouca embalagem ou embalagem econômica os quais geram menos lixo.
 
- Compre produtos de sua região, pois assim os produtos não precisam ser transportados por longas distâncias e, consequentemente, diminui emissões de gases causadores do aquecimento global.
 
- Use pilhas recarregáveis, assim você estará evitando poluir o meio ambiente e com certeza irá gastar menos.
 
- Ainda em relação a pilhas e baterias de celulares e outros aparelhos, descarte as mesmas em locais apropriados, tais como os pontos de revenda de celulares. O Banco Real tem um projeto de reciclagem de pilhas e baterias, denominado “Papa-pilhas”, lançado em 2006, tal projeto recolhe e encaminha as mesmas para a reciclagem, evitando assim que contaminem o meio ambiente. Os postos de coletas se encontram nas agências do Banco Real.
 
- Evite substituir seu aparelho celular desnecessariamente, pois além de gastar dinheiro, você estará contribuindo para uma maior poluição do planeta.
 
- Evite também comprar o que você não precisa para não gerar mais lixo, faça uma lista prévia do que realmente precisa e verá a economia que terá.
 
- De preferência a produtos os quais podem funcionar com energia solar ou dínamo, evitando assim o uso de pilhas e energia elétrica.
 
- Procure melhorar seu computador ao invés de comprar um novo, pois anualmente 20 milhões de lixo eletrônico são descartados e a maioria ainda não é reciclada.
 
-
Comentários