Colunistas

Publicado: Terça-feira, 13 de julho de 2010

Conheça a Colômbia na Pinacoteca de São Paulo

Conheça a Colômbia na Pinacoteca de São Paulo
Figura de ouro da arte pré-colombiana

Nas férias de julho, aproveite para apreciar parte da fantástica cultura pré-colombiana.

Com a chegada das férias escolares nada melhor do que elaborar um roteiro de atividades com entretenimento para toda a família. Aproveite um turismo cultural em São Paulo e visite, até 22 de agosto, a exposição Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia que apresenta, na Pinacoteca do Estado, bem no centro de São Paulo, parte do belo acervo do Museo del Oro Del Banco de La República, principal ponto turístico do centro histórico da capital colombiana, Bogotá.

Com 250 artefatos em ouro e 40 objetos arqueológicos de cerâmica, a coleção é considerada a mais importante da ourivesaria pré-hispânica do mundo.

Dirigida para públicos de todas as idades, a exposição pode agradar principalmente jovens e crianças, que se encantam ao conhecer a fabulosa lenda do índio dourado e as cerimônias sagradas praticadas com os objetos expostos. Para se aprofundar ainda mais na fascinante história, a Pinacoteca oferece visitas guiadas gratuitas, que ocorrem com intervalos de 1h30 para grupos de até 10 pessoas.

A mostra “Ouros de Eldorado” está distribuída em seis salas que envolvem onze temas distintos, entre eles, Gente Dourada (referente aos chefes indígenas que, cobertos de ouro em pó, lançavam oferendas às divindades em uma lagoa) e Animais Fantásticos (a variada fauna colombiana representada em ouro). Além disso, serão exibidos filmes que desvendam os diferentes processos de ourivesaria.

Serviço:
Exposição Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia

Pinacoteca – Praça da Luz, 02. São Paulo (SP). Tel. (11) 3324-1000

Até 22 de agosto de 2010

Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h

Entradas Grátis aos sábados e ingressos a R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia) nos demais dias
Comentários