Colunistas

Publicado: Domingo, 31 de julho de 2011

Computação nas nuvens - O que é isso?

Crédito: Banco de imagens Computação nas nuvens - O que é isso?
A computação em nuvem já faz parte de nossa vida

A computação em nuvem (ou “cloud computing”, no original em inglês) é um termo que chegou para ficar. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar nele, é muito provável que você já tenha utilizado um serviço que se enquadre nessa categoria. Você já utilizou um e-mail como o GMail ou o Hotmail? Já atualizou um álbum de fotos online? Então, você realmente já fez uso de uma aplicação “na nuvem”.

De uma forma bastante simplificada, a “nuvem” pode ser entendida como “algum lugar na internet”. Assim, um programa que está na nuvem é um programa que você consegue utilizar sem precisar instalar nada em seu computador e que está acessível de qualquer lugar. Voltando aos exemplos dados na introdução: para acessar o seu GMail ou Hotmail, basta um computador com acesso à internet. Sem instalar nada, você consegue ler todas as suas mensagens a partir de qualquer computador. Isso é possível porque tanto o programa quanto suas mensagens estão localizados em servidores que estão em algum lugar do mundo – não importa onde – mas conectados à internet.

A ideia não é nova. Há vários anos já são utilizadas aplicações com essas características. Mas, o termo voltou à moda e com força total. Cada vez mais aplicações são criadas para acesso na nuvem. E nesta onda estão não apenas aplicações para uso pessoal, mas também aplicações empresariais. Já há no mercado diversos sistemas para gerenciamento de empresas que são hospedados em nuvens.

Empresas como a Microsoft e a Google investem pesado no modelo. Essas empresas já oferecem, respectivamente, o Office Web Apps e o Google Docs, em que os usuários podem editar online documentos, planilhas e apresentações. A Google foi além: recentemente, foram lançados os Chromebooks. Tratam-se de computadores especiais para quem quer trabalhar apenas com aplicações nas nuvens. Por isso, eles podem ter menor poder de processamento e armazenamento que os computadores tradicionais. A desvantagem é que só funcionam bem quando há acesso à internet.

O modelo de computação nas nuvens não é uma unanimidade. Há vantagens e desvantagens e sua aplicação deve ser avaliada para cada caso. A primeira preocupação que costuma surgir é com relação à segurança, uma vez que os seus arquivos e informações ficarão na internet, potencialmente disponíveis para acesso de qualquer um. Mas, isso costuma ser uma falsa impressão: empresas especializadas costumam oferecer uma segurança muito maior do que a que você consegue manter em seu computador pessoal.

Mas, a praticidade é inegável: numa época em que é cada vez mais comum os usuários possuírem diversos computadores (sejam eles um PC, um notebook ou mesmo um smartphone) é muito mais simples manter os arquivos hospedados em um serviço online. Assim, esteja onde estiver você poderá acessá-los, bastando ter o acesso à internet.

Comentários