Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 2 de junho de 2011

Comente sua cidade

Com data por ora prevista para o dia 18 de junho, daqui a poucos dias portanto, lança-se em Itu, o Concurso Literário em que, através de crônicas ou poesias ou dissertações a seu gosto, todos poderão de novo se manifestar sobre a cidade em que nasceram ou que escolheram para morar, ituanos portanto natos ou de opção. Mesmo moradores de outras plagas, não residentes, terão igual oportunidade.

A 20 de fevereiro de 2010, a Academia Ituana de Letras, em meio à sessão magna, memorável e solene, de comemoração ao Quarto Centenário da Cidade, promoveu o lançamento do livro “Itu, pelos ituanos”.  E o fez com sucesso, registradas as opiniões mais diversas e assim conservadas ao conhecimento da posteridade.

Registro histórico, sem dúvida.

Agora, com o intuito de que essa iniciativa tome periodicidade bienal e seja assim permanente, a Academia, a conhecida ACADIL, volta à carga com igual intuito. De dois em dois anos, todas as pessoas, independentemente de idade, raça ou credo, habilitam-se a registrar sua opinião sobre esta terra de tantas tradições, a hoje denominada Estância Turística de Itu.

Embora a finalidade seja sempre a mesma, a de que Itu seja comentada e celebrada, a ACADIL, tem como plano, a cada edição, o de dar cada vez título diferente ao livro, este pois a ser decidido oportunamente.

Haverá, em termos de tempo e espaço aos colaboradores, uma amplitude bem maior, uma vez que o prazo de entrega se estenderá de 18 de junho a 18 de agosto.

Sessenta dias.

É pois de se preparar desde já e tirar da gaveta aquele trabalho acalentado, que só você viu até agora e também para que os que ainda não o fizeram tenham tempo suficiente, desde já, para integrar o grande elenco dos comentaristas da cidade.

A ocasião se delineia também como promissora para a descoberta de talentos para a literatura, alma de repórteres quem sabe, eventualmente ainda não revelados.

Da mesma forma como fora elaborado em 2010, o edital cuidará de fornecer todas as informações e condições necessárias às inscrições.

Aos que desde agora tomarem conhecimento desta divulgação, pede-se que se façam coadjuvantes junto a parentes, amigos e conhecidos, de outras cidades. Sabe-se, por exemplo, de ituanos ora no Exterior, opiniões importantes por isso mesmo no que diga respeito de como Itu repercute lá fora, se isso acontece e como. Em suma, em termos de possibilidade e oportunidade, vai-se por assim dizer ao infinito.

Como ponto de entrega das matérias, o principal deles se repetirá, por ser bem central e de acesso facilitado ao extremo, ou seja, o da Editora Ottoni, número 55 da rua Garcia Moreno, próxima do Jardim do Carmo, a Praça da Independência. No edital serão obviamente disponibilizados outros locais tanto no centro como nos bairros.

A Academia Ituana de Letras se insere no âmbito literário e cultural por extensão, com as mais variadas atividades e cada vez mais ganha visibilidade, desejosa por definição de interagir junto a pessoas empenhadas na divulgação das letras em particular e do nome de Itu no geral.

Atravessa uma fase lisonjeira, patenteada pela ampla adesão a novas vagas, em recente concurso, encerrado a 17 de maio. Como ao depois houve manifestação de mais interessados, é de se pensar em repetir muito em breve essa oportunidade.

A Academia introduziu também, entre outras inovações, o módulo de atuação aleatória, a que denominou de “Letras & Música”.  Participa eventualmente dos concertos da Banda União com a apresentação pelos acadêmicos, de cada número, numa ligeira referência às peças e a seus autores. Dentro desse programa, trouxe para uma brilhante exibição, a primeira vez em Itu, da excepcional Band METS, Banda Marcial da Estância Turistica de Salto.  Em tratativas para data bem próxima, quer promover intercâmbio com a Banda Nossa Senhora do Carmo.

Em julho próximo a ACADIL chega aos dezenove anos de sua fundação e vem deixando uma extensa e jubilosa folha de serviços consagrada a Itu.

Vem aí o seu jubileu vintenário!

Comentários