Colunistas

Publicado: Terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Começo de Ano. Das Férias ao Material Escolar.

Começo de Ano. Das Férias ao Material Escolar.

Todo começo de ano é a mesma coisa, assuntos como viagens, pacotes turísticos de férias, material escolar são os mais comentados, além claro do IPVA, IPTU, Laudêmio e algumas outras despesas de início de ano.

E como se planejar para tudo isso e ainda curtir suas férias com sua família sem dor de cabeça?

Definitivamente, noções básicas de direito, deveriam fazer parte da grade de estudos desde o ensino básico, mas não no sentido jurídico da palavra, e sim levar ao conhecimento das crianças e adolescentes, desde o início de sua educação, como exercer o seu direito, lutar por ele e fazer com que o respeitem, e não se esquecer do mais importante, sem invadir a esfera do direito do outro.

Não adianta os canais de informação os divulgar, pois todo o ano é a mesma coisa. No final do ano se explica como não ser enganado na contratação de um pacote turístico para as férias, mas de nada adianta, chovem ações no Judiciário. Assim como há vários consumidores sendo lesados na lista de material escolar e rematrícula escolar.

No início do ano o assunto principal paira na volta às aulas e na compra de materiais escolares, sendo o primordial saber que o valor pago a título de reserva de vaga deverá ser descontado do valor total do curso; a matrícula nada mais é do que uma parcela da anuidade ou semestralidade; o aluno em débito em hipótese alguma, não poderá ser submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça, nem sofrer sanções como, por exemplo, recusa em aplicação de provas ou ter seu nome excluído da lista de presença, atitude esta um tanto quanto constrangedora e o aluno, pode e deve assistir aula e se o seu nome não constar na lista, não hesite e sinta-se constrangido, preencha à mão. Isso me remete à época em que fazia a faculdade, por falta de condições e intempéries financeiras, a partir do segundo ano, eu estudava um ano inteiro sem pagar pelo fato de estar pagando o ano anterior e assim eu fui até depois de formado, ou seja, fiz a faculdade em cinco anos, mas paguei durante seis anos e toda vez, principalmente no meio do ano, o meu nome constava da lista como “sem re-matrícula”, eu simplesmente escrevia o nome por cima da mensagem e no mês seguinte era como se tivesse feito a re-matrícula, a mensagem simplesmente sumia.

Já quanto aos materiais escolares, o principal continua sendo aproveitar o que já se tem em casa e pesquisar valores, principalmente em comércios populares, vale lembrar também que alguns itens não são obrigatórios, como aqueles de uso comum dos alunos. E eu aconselho a não levar os filhos às compras, para evitar maiores despesas, uma vez que os produtos mais coloridos e com motivo dos desenhos de época e da moda, são sempre os escolhidos e via de conseqüência, também os mais caros e certamente você não resistirá ao choro da prole ou aos seus olhinhos brilhantes com o material na mão o que te onerará além do esperado.

Os preços de material escolar na capital de São Paulo podem variar até 258,5% conforme pesquisa realizada pelo PROCON-SP neste mês de janeiro, sendo que a maior diferença foi referente ao preço do apontador (R$0,53 à R$2,50), isso mostra a importância da pesquisa de mercado. Foram pesquisados cerca de 143 itens e assim levou-se à conclusão acima com o intuito de mostra ao consumidor uma amostra das diferenças de preços e com isso chamar a sua atenção.

Superados da volta às aulas, muitos consumidores ainda se aventuram aos pacotes turísticos para o feriado do carnaval, e se esquecem novamente das intempéries sofridas daqueloutras viagens realizadas a qual caem no esquecimento. Então segue a dica: se o próprio consumidor abre mão de organizar, passo a passo, sua viagem, e procura os serviços de uma agência de turismo, certamente quer conforto e tranqüilidade para usufruir seus momentos de lazer e diversão, confiando tudo àquele que se intitula especialista no ramo, via de conseqüência, se suas expectativas são frustradas, e seu passeio torna-se um pesadelo, os consumidores têm a opção de exigir da agência de turismo a reparação de seus danos, sejam materiais e morais.

Mas o principal de tudo é o planejamento, ter objetivos, metas e se organizar e certamente tudo dará certo ou se mesmo assim tiver problemas, estes serão minimizados pelo planejamento realizado com antecedência.

Comentários