Colunistas

Publicado: Terça-feira, 17 de maio de 2011

Centenada

Crédito: Internet Centenada
A pressão é dos times paulistas, centenada.

Muitos ainda consideram o futebol paulista o melhor do país. Discordo. O Brasil inteiro é salpicado de bons times, capazes de proezas antes inimagináveis. Ultimamente equipes como o Coritiba (PR), o Ceará (CE) e o Avaí (SC) provam que o esporte nacional não depende mais do eixo sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O futebol nacional não depende mais dos “grandes”. Internacional (RS) e Grêmio (RS), Flamengo (RJ) e Fluminense (RJ), Cruzeiro (MG) e Atlético Mineiro (MG), entre outros, são cada vez mais surpreendidos por equipes pequenas e sem tanta tradição, mas com muita fome de bola.

A próxima edição do Campeonato Brasileiro começa neste fim de semana. Além dos melhores times de cada Estado, participam da primeira divisão este ano alguns clubes ditos “pequenos”, como o América Mineiro (MG) e o Atlético Goianiense (GO).

Além desses, há quatro times de São Paulo; quatro times do Rio de Janeiro; dois times do Paraná; dois times de Santa Catarina; dois times do Rio Grande do Sul; mais dois times de Minas Gerais; um time do Ceará e um time da Bahia. Apesar de mais desenvolvido, o futebol nacional depende ainda de apenas oito Estados para acontecer.

Este ano a pressão maior pelo título está sobre os times paulistas, menos o Santos. Não foi só o Corinthians quem passou o ano e o semestre centenada... São Paulo e Palmeiras também deram grandes vexames a suas torcidas neste início de ano futebolístico.

- Faça seu comentário e mande sua sugestão de assunto para o artigo seguinte!

Comentários

Visão de Mundo

Salathiel de Souza

Salathiel de Souza

Jornalista, professor e teólogo, iniciou carreira em 1996. Membro da Academia Ituana de Letras, é diácono transitório na Diocese de Jundiaí (SP) e autor de "Tudo Pela Missão! - Minha Experiência Missionária em Roraima".

Arquivo