Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Carruagens e muito Glamour

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Carruagens e muito Glamour
O passeio começa em frente à Igreja do Carmo
Que Itu é uma Estância Turística todos sabem. Que guarda em seus patrimônios a história de um passado glorioso também não é novidade para a maioria das pessoas. Mas o que poucos sabem é que toda essa riqueza está sendo valorizada de uma forma completamente inovadora e glamourosa: com passeios de carruagem pelo centro histórico da cidade. Um projeto que promete trazer um enorme diferencial turístico para Itu, mas não apenas isso. Ação cultural e social, valorização do patrimônio, educação dos moradores e preservação das ruas fazem parte do ousado projeto, que marcou o seu lançamento no mês de outubro.
Turistas, moradores, escolas públicas e particulares, famílias, crianças de entidades diversas poderão ver Itu com novos olhos. Entrar em uma carruagem dessas é como pisar em algum lugar do passado. A rua ganha outra forma, os casarios voltam no tempo e a experiência de atravessar os séculos da história traz um significado novo às ruas. Uma vivência que certamente pode alterar o valor que damos à nossa cidade.
No Berço da República, réplicas de luxuosas carruagens da década de 1860 e 1870, com belíssimos cavalos de origem francesa, de raça bretão e percheron, com pêlos brilhantes e crinas cuidadosamente penteadas, tornam a experiência ainda mais real e significativa. A preocupação com a higiene e segurança é total, espelhando-se no modelo europeu. Atendendo as normas de segurança exigidas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), as charretes possuem sistema de fraldão, para evitar sujeira e preservar a limpeza das ruas.
A carruagem – de três modelos distintos – pesa 750 kg e tem capacidade para quatro ou cinco pessoas, tendo sempre o acompanhamento de guias para que os viajantes tenham a real noção da importância histórica da cidade de Itu. A velocidade do passeio é de 10 a 15 km/h, um verdadeiro convite à desaceleração e apreciação da viagem.
Os turistas e moradores poderão acompanhar e contemplar “in loco” todos os pontos turísticos e principais atrações do chamado “eixo histórico de Itu”, inclusive com um “cardápio” contendo informações em inglês e português de todos os patrimônios históricos que fazem parte do percurso. Entre os atrativos, figuram diversas igrejas, museus e casarões que, no passado, serviram como fonte de inspiração para encontros que decidiram a história de nosso país.
Uma verdadeira inspiração que merece todo o respeito e apoio da população e de todos os segmentos da cidade, para se consolidar e crescer.
 
Comentários