Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 12 de julho de 2017

Capitão Cintra

 Capitão  Cintra
Capitão Cintra primeiro à direita

Tributo a alguém Especial

Neste ano de 2017, no dia 19 de maio, ele colheu nada menos do que 93 anos de vida. É, portanto, o momento certo para lembrar sua trajetória e a importância deste homem como um raro exemplo de vida.

O desejo de apresentar esse tributo me veio, dias atrás, na Câmara Municipal, quando ficamos olhando e analisando a figura ímpar do Capitão Octávio Cintra.

Quem é este homem a quem prestamos este simples tributo, mas carregado de toda gratidão que  merece?  Sua figura... Seu porte... Sua vida... Dispensa qualquer comentário.

Na carreira profissional, sempre galgou os melhores postos em suas  promoções militares.

Exibe sempre com muita satisfação sua vasta folha de trabalhos sociais junto à comunidade ituana. Tem uma predileção muito forte na Causa de Padre Bento Dias Pacheco onde, integra, desde a primeira, essa Comissão Permanente defendendo toda sua Vida e Obra.

Capitão Cintra tem sido modelo de vida para muitas pessoas que admiram sua disponibilidade e  sua prontidão em servir.

Forte... Batalhador... Guerreiro... Íntegro... Leal... Sincero...

Capitão dos ares... Capitão dos mares... Capitão da vida...

Casado com Antonieta de Araújo Cintra e pai de Sonia, Sérgio, Otávio Luiz, Francisco e Miriam, genros, noras e netos que formam uma família harmoniosa e feliz.

O tanto que o conhecemos, podemos afirmar que ele nunca perdeu a dignidade e a honra. Mas a característica principal do Capitão Cintra é sua capacidade de fazer bem o que deve ser feito.  É um autêntico líder popular, sem jamais perder a firmeza e a determinação.

Na rua as pessoas fazem questão de parar para cumprimentá-lo e, todos têm em comum a admiração por ele e por seu trabalho sempre incansável.

Como pessoa Capitão Cintra reúne todas as virtudes que tornam um ser humano admirável. Ele e eu tornamo-nos, de modo irreversível, amigos... Para sempre.

Encerramos com uma frase poética: “Os homens bons criam vida atrás de si”.

Capitão Cintra, Getúlio junta-se a mim rendendo nossas homenagens ao amigo de todos os tempos.

Itu, seus amigos e familiares têm orgulho desse homem extraordinário, de grande espírito público, que, com sua generosidade, nos permite compartilhar muitas de suas iniciativas em prol de uma sociedade melhor e mais justa.

Ditinha Schanoski - acadêmica

Comentários