Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cães SRD adotados protegem empresas na região

Crédito: Arquivo pessoal Cães SRD adotados protegem empresas na região
Adote! Seja você a diferença que quer ver no mundo

Há tempos em que presencio e ouço histórias tristes de abandono de cachorros nas ruas da cidade. Sem contar dezenas de e-mails que recebo diariamente de grandes instituições a pequenos e anônimos protetores pedindo ajuda. Estou ciente do abandono de outros animais domésticos também. Mas neste momento, quero apenas abraçar a causa dos cães abandonados que dependem do ser humano para a sua sobrevivência. Infelizmente atos irresponsáveis e cruéis de muitas pessoas com seus animais acarretam muitos encargos e sacrifícios a outras pessoas que gostam e as poucas instituições acolhedoras de bichos abandonados.

As pessoas precisam de uma vez por todas se conscientizar em não abandonar os seus animais. A partir do momento que a gente adota ou compra um animal, estabelecemos um compromisso de cuidar deste até o fim da vida. Então quando adquirir um tem que pensar muito bem se tem condições financeiras, tempo, disposição e se gosta suficientemente de bichos para cuidar dele por 10, 15 ou mais anos.

Não existem estatísticas certeiras sobre o número de animais abandonados no Brasil, mas eles estão por aí, jogados em rios, em lotes vagos, na periferia estão aos montes, arremessados de dentro de carros em rodovias movimentadas... Nem todos têm a sorte de serem resgatados, até porque os abrigos e os protetores estão com superlotação de animais à espera de uma adoção que pode nunca chegar, além de despesas estratosféricas adquiridas para ajudar um serzinho abandonado por alguém que negligenciou ou se omitiu de sua responsabilidade.

Nesta semana, visitando um bairro industrial de Salto-SP observei que quase em todos os galpões havia um cachorro. Olhando mais de perto notei que tinham casinha, ração, água fresca, sombra e até um pequeno gramado em um dos lados do prédio. Desci do carro e ao me aproximar vi que eram vira-latas e estavam muito bem cuidados.

Na mesma tarde procurando por jornais para a minha Kekinha recém adotada, não ela ainda não aprendeu a ler, eles são ótimos para ajudar com a educação sanitária dos bichinhos, peguei por acaso uma publicação da região que estava no balcão de uma padaria, e obviamente antes de reciclá-lo dei uma passada de olhos e logo uma noticia me chamou a atenção: "Empresários adotam cães para cuidar do patrimônio". Bingo! Aqueles bichinhos que me chamou atenção pela manha, já eram frutos dessa idéia.

Na matéria soube que a iniciativa é da USPA - União Saltense de Proteção aos Animais. A idéia é ampliar a adoção de animais de médio e grande porte, por parte de empresários, que levam cães machos e fêmeas para suas empresas, a fim de ajudarem a proteger seu patrimônio. Em contrapartida, a USPA dá toda a assistência para o adotante; castração, vacinas e outros cuidados, bem como aos animais dos funcionários da empresa, que recebem orientações sobre adoção e trato com esses bichinhos.

Para o animal, basta cuidar da higiene, dar comida e carinho, que ele fica grato pelo resto da vida.

Parabéns ao pessoal da USPA! Um ótimo exemplo a ser adotado por todas as cidades brasileiras.

Você também pode ser agente de uma transformação, afinal, tem uma frase muito linda de M. Gandhi que diz assim: "Seja você a diferença que quer ver no mundo!".

Divulgue essa ideia.

Yvone Pereira

USPA - telefone (11) 6639-3261, contato Sheila Ferreira.

Comentários