Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Buscador Bing da Microsoft ameaça reinado Google

Buscador Bing da Microsoft ameaça reinado Google
Sua simplicidade é bem marcante e agradável

Lembro que antes, em 1998, quando o Google foi lançado por Larry Page e Sergey Brin, uma revolução na internet havia começado. Muita gente duvidava de seu real potencial, mas com o passar dos anos, ele se tornou o buscador mais utilizado pelos internautas.

O teu sucesso não está resumido somente em seu mecanismo de busca. Durante todo esse tempo muitas ferramentas foram criadas e até hoje muita coisa nova não para de surgir. Entre elas, as mais conhecidas são: Orkut, Picasa, Youtube, Blogger, Gmail, Google Talk, Maps, Earth, Chrome... além das diversas ferramentas para desenvolvedores web.

Durante todo o crescimento do buscador Google, a Microsoft de Bill Gates se sentia na obrigação de entrar nessa batalha online para ganhar. Tentou de diversas formas, mas agora a situação é diferente. O buscador Bing que foi criado por ela, está no ar desde 3 de junho de 2009 com recursos interessantes e diferenciados aos do Google. Isso sem contar todo o investimento (milhões de dólares) que a Microsoft está direcionando para a divulgação de seu novo sistema.

O Bing é hoje um buscador alternativo muito bem pensado. Ele não tem a experiência do todo poderoso Google, que já melhorou seu mecanismo diversas vezes para atender ao mercado que não deixa de evoluir um segundo.

Sua simplicidade é bem marcante e agradável. Na página principal do Bing você encontra sempre uma imagem espetacular, que muda todo dia. O visual externo do sistema é parecido com o do Google, mas a busca em si ainda deixa a desejar.

Uma característica que me marcou particularmente foi o resultado da busca por imagens. Ela é mais refinada. Faça o teste, digite um tema de seu interesse na área de imagens e veja o que o Bing irá listar. É possível filtrar o resultado das imagens por tamanho, posição, cor, estilo e pessoas.

O Bing surgiu para organizar ainda mais o resultado da busca feita pelo internauta. Para esclarecer melhor, a seguinte frase diz tudo: "Hoje, ferramentas de buscas fazem um trabalho interessante ajudando pessoas a navegar pela Web e encontrar informação, mas elas não fazem um bom trabalho ao não permitir às pessoas usarem a informação que elas encontram", afirma Steve Ballmer, diretor-executivo (CEO) da Microsoft.

O Bing está disponível hoje no Brasil na versão Beta. Infelizmente não são todos os seus recursos que estão liberados para nós, brasileiros. Falando nisso, um recurso interessante que ainda não está disponível por aqui é a busca por vídeos. Com o Bing o resultado de vídeos é refinado também, ou seja, separado por duração, tamanho da tela, resolução e fonte. Incrível, não acha? Buscas nas áreas de saúde, compras, passagens aéreas, mapas... papel de parede que possibilita a troca, além de ter texto explicativo sobre ele, enfim, estes são alguns dos serviços ainda não disponíveis para nosso país, ou melhor, também para todos os outros, exceto para os americanos.

Está curioso para saber como ele está sendo exibido para os americanos, em sua versão completa? Então saiba que tem uma tática simples e que dá resultado, assim você consegue navegar na versão deles.

No site do Bing aparece por padrão o nosso país, no canto superior direito do site. Clique nele e na relação de países que se abre, selecione “Estados Unidos - Inglês”. A versão completa é exibida, então agora só resta navegar por tudo e experimentar todas as funções do buscador... veja como a Microsoft não está de brincadeira.

Hoje pode ser que o Bing não faz parte de seu dia-a-dia, mas esteja preparado para o seu avanço. O futuro é incerto e muita coisa pode mudar. Quem garante que hoje uma pedra no sapato não seja no futuro uma montanha gigante? Muita gente não acreditava no império Google e olhe só onde ele está... simplesmente virou sinônimo de busca na internet. O que será do Bing daqui 10 anos? Só o futuro nos dirá.

> Dica de vídeo

Não deixe de assistir o vídeo que explora os recursos do Bing de maneira rápida e intuitiva. O vídeo está em inglês.

Comentários

Tecnologia em Cena

Murilo Gagliardi

Murilo Gagliardi

Formado em Webdesign e Internet pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Trabalha na Cybermind Comunicação Interativa e no site Itu.com.br. É apaixonado por Internet, Mídias Sociais, Web 2.0, Fotografia e Tecnologia.

Arquivo