Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 17 de julho de 2008

Benefícios da drenagem linfática

Benefícios da drenagem linfática
Nosso corpo, como as árvores, as folhas, os animais, é percorrido por um líquido incolor e transparente que contido nos vasos linfáticos tem a função de filtrar as impurezas do sangue.
 
Quando a circulação linfática diminui ou mesmo se interrompe, o material a ser descartado fica estagnado em algumas zonas do corpo, causando inchaços dolorosos e afecções como espinhas, celulite e os edemas pós-operatórios.
 
Nestes e noutros casos a Drenagem Linfática Manual atua como descongestionante.
 
A Drenagem Linfática Manual possui quatro funções básicas: além de desintoxicar contribuir para eliminação de líquidos, ativar o sistema imunológico, também atua como analgésico. Após cirurgias plásticas, alivia hematomas e inchaços.
 
Auxilia no tratamento da celulite, cujo acumulo se deve à falta de movimentos locais, que provoca a estagnação da linfa nas células de gordura.

Para realizar a Drenagem Linfática, o profissional percorre todo o corpo (por inteiro ou áreas específicas) com as palmas das mãos e pontas de dedos em toques bastante suaves, movimentando a linfa em direção aos gânglios. As toxinas são liberadas através dos rins.

A verdadeira Drenagem Linfática Manual consegue acelerar as reações próprias do organismo sem alterá-las. Isto é possível graças a uma técnica toda especial, que consiste em manobras manuais próprias que são movimentos precisos e monótonos e que têm pressões graduadas e constantemente alteradas, imitando as contrações da musculatura lisa dos vasos linfáticos e acompanhando o ritmo dos mesmos.
 
A Drenagem Linfática Manual nasceu na Europa, precisamente na Alemanha, no ano de 1932.
 
Hoje é conhecida no Brasil como Drenagem Linfática Manual, e adotada por vários cirurgiões plásticos, esteticistas, fisioterapeutas e terapeutas em geral no tratamento pré e pós-operatório e edemas em geral. Sua duração varia de 45 minutos a 1 hora e deve ser feita uma ou duas vezes na semana.
 
É importante saber que essa técnica é contra-indicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.
Comentários