Colunistas

Publicado: Terça-feira, 20 de março de 2018

Atrasos são toleráveis?

Crédito: Khenedy Paloma Atrasos são toleráveis?
30 minutos é a tolerância máxima para atraso para o início da cerimônia

Existe um mito de que noiva sempre atrasa. Tem aquela turma que acha que deve sim ter um atrasinho de uns 10 minutos para dar um suspense e tem aqueles que não toleram.

Já ouvi personalidades que defendem a ética e a etiqueta nos eventos dizerem que ninguém decide casar da noite para o dia, este evento está sendo organizado pelo menos há seis meses então é inadmissível atrasos.

Ok, acredito que as noivas entenderam o recado e o que venho observando durante esses cinco anos que atuo em assessoria de eventos é que de fato, elas não têm se atrasado com a mesma frequência que antes, porém, foram anos de ‘vício de atraso’ que hoje é comum convidado se atrasar, e muito.

Já precisei esperar para dar início ao cortejo de entrada porque a igreja estava vazia.

E quando o atraso vem por parte das madrinhas? Elas resolvem se arrumar todas (ou a maioria) em um único lugar e aí já viu... salão de cabeleireiro geralmente é algo que a gente não pode ir com horário contado porque a tendência é que haja um atraso, isso acontece com todas nós mulheres quando vamos fazer um corte, imagina um penteado e uma make para um dia mega especial.

Nessa hora não existem culpados, o que sugiro às noivas é que orientem as madrinhas a se arrumarem em lugares alternativos e se mesmo assim fizerem questão de se arrumar todas juntas por conta de foto (está na modinha as madrinhas e noivas de hobby de seda) que se programem com pelo menos dois profissionais para cada serviço isto é, dois cabeleireiros e dois maquiadores, com assistentes para facilitar o processo.

Em algumas igrejas, atrasos não são toleráveis e lá se vão alguns bons reais de multa.
Se você não vai se casar na igreja, não pense que não terá prejuízos, pois dependendo do atraso, os músicos da cerimonia podem ter outro evento logo após ao seu e com o andar do relógio, não possam aguardar os atrasos. Sem contar em possível chuva, se for ao ar livre, ou num sol exaustivo, deixando os convidados pontuais um tanto quanto incomodados, e também no horário do aluguel do espaço, se locou por sete horas e atrasou uma, terá pelo menos uma a hora a menos de festa.

Tentando minimizar a questão do atraso, os noivos estão optando por colocar meia hora antes do início da cerimonia no convite. Durante um tempo isso funcionou muito bem, porém, os convidados foram percebendo que existia essa meia hora de ‘tolerância’ e os atrasos novamente retornaram.

Como sugestão, acho importante que os noivos, ao entregarem os convites enfatizarem que se não houver nenhum grave imprevisto, o casamento dará início no horário do convite.

Pais, mães, padrinhos, madrinhas, damas e pajens devem estar no local da cerimônia com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário no convite para que possam receber as orientações do cerimonial e assim evitar imprevistos durante o cortejo e cerimônia.

Cá entre nós, atrasos nunca são bem vistos com bons olhos por ninguém, o que vale é o bom senso, pensar nas possibilidades e criar estratégias para minimizar os atrasos.

Comentários