Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Atrás do Trio Elétrico...

Crédito: banco de imagens Atrás do Trio Elétrico...
"Dodo e Osmar"
Há quem pense que o Carnaval foi inventado pelos brasileiros, mas a verdade é que ele teve sua origem na Antiguidade, e creia, esta festividade foi recuperada pelo Cristianismo o qual dava início às festividades no dia de Reis e só terminava na Quarta-feira de cinzas, véspera da Quaresma.
 
A origem da palavra Carnaval vem pela intenção dada à festividade que era a de dar “adeus à carne” ou mesmo o de cultuar que a “carne nada vale”, por esta razão “Carnaval”.
 
As festividades do Carnaval sempre tiveram em sua essência as brincadeiras e as manifestações populares, cada local, comemorando, de acordo com sua cultura.
 
Paris e Veneza foram as grandes responsáveis pela exportação do Carnaval para o mundo. O Brasil recebeu esta influência de braços abertos e até hoje o brasileiro participa, com toda sua alegria, seja através dos desfiles das escolas de samba, seja nos salões ou mesmo atrás do Trio Elétrico.
 
O Carnaval do Rio de Janeiro é conhecido como um dos maiores e mais importante do mundo atraindo pessoas de todos os lugares para acompanhar, brincar, e se deliciar com as maravilhas mostradas na Marquês de Sapucaí.
 
Agora, uma pergunta: Por que será que o Carnaval cada ano cai numa data diferente?
 
Como disse acima, o Carnaval é uma festa que foi resgatada pelo Cristianismo. Desde o inicio da cristandade o Domingo de Páscoa é o acontecimento máximo para a Igreja. Todos os feriados eclesiásticos são calculados tendo como referência o Domingo de Páscoa.             
 
A escolha da Páscoa deve se dar no primeiro Domingo após a primeira lua cheia que ocorrer depois do equinócio da Primavera, se for no hemisfério norte, e do Outono, se for no hemisfério sul. Este método reafirma a antiga regra de que deveria ser no primeiro Domingo após o 14º dia do mês lunar de Nisan, podendo ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril.
 
Assim sendo, a Sexta-feira Santa é a que vem antes do Domingo de Páscoa; a Terça-feira de Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa e a Quinta-Feira do Corpo de Cristo (Corpus Christi) acontece 60 dias após a Páscoa. (Fonte Wikipédia)
 
Também vale dizer que a primeira escola de samba que surgiu foi no Rio de Janeiro, no ano de 1908 e se chamava Deixa Falar. Tempos depois esta escola deu origem a Escola de Samba Estácio de Sá.
 
Depois de todas estas informações, o melhor que temos a fazer é aproveitar o Carnaval do jeito que cada um achar melhor.
 
E como diz o poeta: “atrás do Trio Elétrico só não vai quem já morreu!”.
 
Bom Carnaval para todos.
Comentários