Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 20 de abril de 2007

Atividade física e controle de peso corporal

Emagrecer esta se tornando a síndrome número 1 do país, todas as manequins se tornaram nutricionistas e todas as revistas femininas apresentam dietas milagrosas, capaz de proporcionar uma perda de peso de até 5 quilogramas em uma semana. Se isso não bastasse, esporadicamente aparecem aqueles senhores que deveriam ser os responsáveis pela saúde da população e começam a atuar como phd em dietas e regimes, prescrevendo dietas (hiperproteíca, das frutas, das sopas, etc), associada a uma formulinha natural que irá ajudar o paciente a perder peso mais rapidamente, formula essa rica em fenoproporex, diazepan. É o mesmo que matar o pardal com um tiro de canhão.
 
A maioria das dietas em moda recentemente enfatizam a baixa ingestão de carboidratos, o que resulta numa diminuição dos estoques de carboidratos do organismo. Sem contar que com a perda de um grama de carboidrato, há uma perda de aproximadamente 3 gramas de água. Não podemos deixar de citar que nossos neurônios só se alimentam de glicose, são células que não metabolizam gordura.
 
Tudo isso é pura ilusão, inicialmente precisamos esclarecer que perder peso corporal não é, necessariamente, a mesma coisa que emagrecer. Toda vez que uma pessoa inicia uma dieta, perde peso corporal, por exemplo, se a perda for de 3 kg, aproximadamente, 50% será com certeza do metabolismo proveniente da gordura corporal e o restante proveniente do metabolismo de proteína muscular. Por isso ao subir em uma balança observamos que nosso peso corporal (massa corporal) diminuiu, mas nossas roupas não se tornaram mais largas. Estudos demonstraram também que cortes severos na entrada de calorias não funcionam tão bem como poderiam, a menos que sejam acompanhados de um programa de atividade física apropriado.
 
Podemos agora falar em emagrecimento, como o processo de diminuição do percentual de gordura corporal obtida através da ação conjunta ATIVIDADE FÍSICA X DIMINUIÇÃO DA INGESTA ALIMENTAR. Em outras palavras precisamos causar um desequilíbrio energético em nosso organismo, isto é através de um programa bem elaborado de atividade física, associado a uma redução calórica lenta, obteremos o tão esperado resultado. Se a dieta for nutritiva, realmente não importa o que comer, mas sim quantas calorias são consumidas. Se existe um déficit calórico e o consumo alimentar é inferior ao gasto energético, ocorre uma perda de peso independentemente da composição da dieta. A perda inicial de peso deve-se principalmente á perda de água e diminuição das reservas de carboidratos. A perda de peso subseqüente deve-se ao metabolismo da gordura para superar o déficit calórico criado por restrição alimentar e/ou aumento da atividade física. 
 
Para selecionar um programa de dieta, o mais conveniente será fazer refeições bem equilibradas, mas em quantidades pequenas. A recomendação geral é que essa dieta hipocalórica contenha as 6 classes de nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas e água, ou seja, são os componentes absorvíveis dos alimentos, indispensáveis para uma boa saúde. Nutrientes são necessários à produção de energia, ao funcionamento dos órgãos, ao aproveitamento dos alimentos e ao crescimento celular.
 
Os nutrientes podem ser divididos em: Energéticos (carboidratos e gorduras), Construtores (proteínas) e Reguladores (vitaminas, sais minerais e água). No organismo, a função dos carboidratos é de combustível para a energia das funções vitais de todas as células. A principal função da gordura é fornecer energia (é especialmente importante durante exercícios de longa duração quando as reservas de carboidratos encontram-se reduzidas. Além da função energética, a gordura desempenha outras importantes funções adicionais, tais como: a coagulação do sangue, a síntese de hormônios, a proteção de órgãos vitais, o isolamento e o transporte de vitaminas lipossolúveis. As proteínas não são usadas, normalmente, como combustível alimentar. Consistem de agregados de amino-ácidos e representam os blocos formadores dos tecidos do corpo (músculos, pele, ossos, sangue, etc). A água, as vitaminas e os sais minerais atuam como reguladores das inúmeras reações químicas que ocorrem dentro de nosso organismo e são responsáveis pelo equilíbrio hidro-eletrolítico do mesmo.
 
Após essa resumida explicação, será que você se convenceu que o ideal é iniciar uma dieta diminuindo apenas a quantidade habitual ingerida? Posteriormente você pode consultar uma nutricionista e avaliar se esta comendo corretamente.
 
Você pode não estar comendo demais – mas pode não estar fazendo exercícios suficientes para queimar as calorias que esta ingerindo. Por exemplo, um excesso de 125 calorias por dia produzirá 450 gramas de gordura por mês, o que equivale a 5,4 kg por ano. Trinta minutos de caminhada por dia resolveriam o problema. Essa proporção de entrada e saída torna-se cada vez mais importante no nosso dia a dia.
 
A atividade física desempenha um papel fundamental nesse processo de desequilíbrio energético: 1-acelera o metabolismo basal. A taxa à qual você queima calorias não apenas se eleva durante o exercício, mas permanece mais alta muito tempo depois. Estudos demonstraram também que cortes severos na entrada de calorias não funcionam tão bem como poderiam, a menos que sejam acompanhados de uma atividade física. 2-ajuda a regular o apetite. Muitas pessoas acreditam que o exercício aumenta o apetite; no entanto é a inatividade, muito mais do que a atividade, que com mais probabilidade fará você sentir fome. Pesquisas revelaram que um exercício intenso antes da refeição diminui o apetite.
 
Fazer alguma coisa que não queremos fazer, particularmente quando ela contraria os hábitos estabelecidos, requer um grande esforço. Os maus hábitos, parece, são os únicos de que gostamos. Mas pense nisto: exercitando-se, você poderá desfrutar melhor seus maus hábitos.
 
Uma dica para quem esta pensando em emagrecer : estabeleça um objetivo realista, possível de ser atingido, mesmo que você precise ou queira perder 30kg e pese atualmente 102,0 kg, o primeiro passo é sair da casa dos 3 dígitos, isto é diminuir seu peso para 99,9 kg. Isso corresponde
Comentários