Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Assume o Padre Francisco

No domingo, 12, ainda sob os efeitos do clima de festa pelo aniversário da cidade, Itu viveu mais uma vez aquele acontecimento solene na vida da Igreja Católica, o da transmissão do ofício de Pároco do titular para o sucessor.

Dentro do Direito Canônico, embora jubilado, o Pároco que deixa a Matriz da Candelária, pelo seu bom estado de saúde e espírito de colaboração, assume a direção da Igreja do Bom Jesus. Incansável, o Monsenhor Durval de Almeida, no seu jeito simples e humilde de ser. Tem as bênçãos e a proteção da Virgem.

Sacerdote jovem, conhecido pelo denodo de seu trabalho, responsável pela remodelação da Matriz do Senhor do Horto, seguiu para a Paróquia de São Judas Tadeu e, ali, com tempo ainda de dar os últimos retoques na reforma daquele templo. Este, o sucessor.

O Padre Francisco Carlos Caseiro Rossi tem como característica ainda, um zelo e uma profunda consciência do que seja exercer o múnus sacerdotal, perante as exigências do mundo moderno. Homem de definições, sem ser de muitas palavras, mas que mereceu ser escolhido pelo senhor Bispo Diocesano para uma das mais importantes paróquias da Diocese de Jundiaí. Padre Francisco aí está e seja permitido ao povo ituano aguardar de suas ações um profícuo paroquiato.

Acolitado pelo também jovem sacerdote, Padre Alexandre Alves Ferreira, ituano, nomeado no mesmo ato da investidura do Pároco, como seu auxiliar, na condição de Vigário Paroquial.

Feito o preâmbulo, que se diga da Matriz da Candelária completamente lotada na manhã de domingo, 12 de fevereiro, com bancos, espaços laterais e corredores, apinhados de fiéis.

Uma longa cerimônia presidida por Sua Exa, Reverendíssima Dom Vicente Costa, que em meio ao público se comporta com uma naturalidade cativante, timbre forte de voz, a sorrir por onde passa, com o báculo de verdadeiro condutor de almas.

Os ituanos, assim, mais uma vez, mostraram a pujança de sua fé a justificar que ainda seja merecidamente conhecida como a Roma Brasileira.

Quanto ao Monsenhor Durval, numa acertada designação do Senhor Bispo, vai continuar por perto, bem perto. Duas quadras, se tanto, separam a Matriz da Igreja do Bom Jesus. Fiéis e amigos o encontrarão sempre ali.

Ao Padre Francisco, agora Pároco e ao Padre Alexandre, Vigário Paroquial, que Deus Nosso Senhor os abençoes e lhes de sempre muita saúde e disposição para conduzir seu novo rebanho.
 

Comentários