Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 4 de outubro de 2010

As mídias sociais nas eleições

As mídias sociais nas eleições
A festa é da Marina Silva!

42% dos eleitores Brasileiros não votaram nem na Dilma e nem no Serra. Eles definirão os resultados para o segundo turno!

Eu tinha certeza que as mídias sociais definiriam as eleições deste ano. Errei feio! O que aconteceu? Seria fácil tentar achar alguma desculpa “esfarrapada” de que o Brasileiro não está pronto (porque ainda vota em Tiririca) ou de que os institutos de pesquisa ainda conseguem induzir o eleitorado para o lado de suas “previsões” (profecias auto-realizadas). Mas a verdade é que fomos incompetentes em formar redes que liderassem esses movimentos nas mídias sociais.

Não estou tirando o mérito das centenas de iniciativas que fizeram a Marina Silva ser a estrela dessa eleição. Estou apenas me referindo ao tempo (timing) que seria necessário para que a tivessem conduzido ao segundo turno. Impossível apressar as sementes! Elas deveriam ter sido plantadas, com a motivação dos últimos 60 dias, no ano passado para obterem seus frutos nesse ano. Já pensaram o que seria ter a Marina no segundo turno? O importante é que essas sementes ainda estão germinando e produzindo florestas. Acredito num Brasil melhor liderado por seus cidadãos! Essas eleições estão sendo o primeiro passo de um movimento (sem volta) que vai renovar os políticos e suas instituições. Uma Nova Política!

Tenho certeza que mesmo aqueles que deixaram de votar no que seu coração dizia para escolher racionalmente (ou irracionalmente) um candidato mais “vantajoso”, deve estar revendo seus valores internos. Deve estar até revendo a sua “matemática” por ter, ingenuamente, acreditado no voto útil. Teve até quem chegasse a dizer, por total falta de informação, que o vice da Marina era um “capitalista selvagem” (recomendo matéria do Marcos Sá Corrêa na revista Piauí de Setembro). A festa é da Marina Silva e daqueles que acreditaram num movimento e não num candidato. O Brasil é governado por muitas pessoas, grupos e instituições. Será cada vez mais governado pelo cidadão. Já começou!

Entenda os números do resultado das eleições desse ano. O Brasil tem 135.804.433 eleitores, dos quais 35,08% votaram na Dilma; 26,76 % não votaram em ninguém; 24,39% votaram no Serra; 14,46% na Marina e menos de 1% nos outros 6 candidatos.
O que isso quer dizer? Estamos em busca de uma Nova Política?

Desmembrando os números (atualizado em 04/10/10 às 13h10)

135.804.433 total de eleitores
Lembrando que estamos falando de uma população total de mais de 192 milhões de habitantes.

24.609.827 abstenções 18,12%
3.479.332 brancos 3,13%
6.124.189 nulos 5,51%
Ou seja a maioria dos 26,76% de eleitores Brasileiros escolheram não votar em algum candidato para a presidência!

47.651.108 Dilma 35,08% dos eleitores (46,91% dos votos válidos)

33.131.867 Serra 24,39% dos eleitores (32,61% dos votos válidos)

19.636.355 Marina 14,46% dos eleitores (19,33% dos votos válidos)

886.816 Plinio 0,65% dos eleitores ( 0,87% dos votos válidos)
283.261 outros 5 candidatos 0,21% dos eleitores ( 0,28% dos votos válidos)

Tudo isso para dizer que estamos falando de um contingente de eleitores que irá decidir o segundo turno. Trata-se de 42,08% que pode votar ou não em um dos candidatos. Temos mais 27 dias para nos MOVIMENTAR!!!

Boa sorte a todos nós, ao Brasil e ao planeta!

Comentários