Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Aqui, em breve

"Aqui, em breve, mais uma novidade."
Exatamente esses dizeres compõem a fachada (fechada!) de compartimentos vazios, isto é, de lojas que encerraram atividades no shopping, em cidade vizinha a Itu. Fechadas ou, talvez, algumas que nem chegaram a se instalar.
Como se trata de local de alta frequência desde a fundação, mormente aos domingos, justamente por isso é que se tornou notória vacância tão acentuada.
Não se trata do deste município nem do de Salto, Cabreúva ou Porto Feliz até porque atividade do gênero elas não possuem. Na mesma modalidade, a de shopping, quem sabe - no máximo um mini - sem trocadilho.
A propósito, a mídia econômica tem relatado mesmo, repetidamente, que o faturamento deste Natal brasileiro se mostrou inferior ao do ano passado. Para um cálculo bem feito do prejuízo ou da expectativa frustrada, não há que se considerar somente o percentual negativo deste ano. Seja-lhe acrescido o imaginário índice de um superavit não obtido - o que seria lógico esperar de ano a ano - entre um resultado de 2013 majoritário sobre 2012.
Em resumo: 2013 inferiorizado em 10% hipoteticos frente a 2012, somados aos outros 10% também hipoteticos que deveria ter ganho mas não lucrou, redudandariam em diferença negativa e somatória de óbvios 20% na realidade. Não venha tudo isso representar queda em desfiladeiro contínuo para períodos futuros... Seria o caos.
Neste passo, presentemente, um olhar de retrospecto para o Brasil de hoje, como tal, não deixa de ser preocupante. Passada a euforia da performance desenvolventista brasileiro de pouco tempo atrás, hoje o panorama mudou. A economia global se recupera aos poucos, enquanto a carruagem nacional range, de tão lenta.
O pronunciamento da Presidente, em evento econômico mundial destes dias, não convenceu ninguém, entre brasileiros e estrangeiros. Foi preciso que sua Excelência terminasse a fala com preconizar uma Copa - como a maior de todos os tempos - para tentar despertar um mínimo de crédito nas suas premissas de um Brasil novo e redescoberto.
Futebol é futebol. O misticismo da bola apaixona e freme. Tomara, pelo menos nisso, ela acerte.
De novo, hoje, domingo, 26, esta, como tantas, outra crônica rascunhada em praça de alimentação. Exatamente no dito shopping.
De cardápio, a suculenta batata recheada ("roasted potato").
Nossa.
Escapou.
Denunciados, sem querer, o nome e a localidade do shopping.

Comentários