Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 12 de agosto de 2015

APAE de Itu - Você conhece?

APAE de Itu - Você conhece?

Uma pergunta aparentemente sem sentido, porque à primeira vista quem não vê e não sabe que placas indicativas, após um portão de entrada, lá dentro funcione a referida APAE de Itu? Isto na rua Madre Maria Basília, próxima do Largo do Patrocínio, denominação popular para a Praça Padre Anchieta.

Verdade.

Saber que ela existe ali todos sabem, mas seria de se perguntar também quem a conhece por dentro.

Quantos já tiveram a ideia de fazer, em alguma oportunidade, uma visita às suas instalações.

Pois é. Aqui, o cronista, se redime publicamente de um descuido se diga de sua própria pessoa, em não ter-se antes preocupado em conhecer mais a fundo essa obra admirável, solícita e eficaz, eis que vem num crescendo desde sua inauguração, no longínquo ano de 1967.

Passa então quase desapercebido o fato de que essa tão importante associação não tem renda própria nem aufere vantagens e tampouco cobra pelo seu primoroso atendimento. Verbas oficiais são bem vindas e também ajuda variada e promoções. É servida também por um quadro de associados, estes com direito a voto, de valor espontâneo. Com receitas dessa ordem a APAE se sustenta e evolui cada vez mais.

Já a esta altura das considerações, dá para desconfiar de que algo sublime gira em torno de toda essa atividade e da verdadeira solidez de um empreendimento inaugurado ainda no longínquo ano de 1967. É que a APAE tem alma!

A alma da casa reside no conjunto harmônico de seus diretores e funcionários, entre os remunerados e outros de dedicação voluntária. A diretoria em si, essa não percebe salários. Nisso tudo, o segredo.

A partir de um encontro casual com um amigo e participante ativo e antigo na casa, é que surgiu o convite de uma visita, essa pois recente, destes dias. Por mais de uma hora, foram percorridas todas as dependências. A impressão maior ficou por conta do modo cordato a partir dos funcionários, solícitos e simpáticos, com que se deduz compreender o clima alegre e descontraído também da parte dos próprios internos, em suas respectivas classes.

A APAE sabe por tudo isso que as promoções de sua própria iniciativa são necessárias, ainda mais quando se une o útil ao agradável. Uma delas, a de notória evidência, já consagrada no calendário de eventos da cidade, se constitui da tradicional Noite do Queijo & Vinho.

Esse congraçamento ocorre justamente neste mês de agosto, no ITU Plaza Hotel, Salão Leonardo Da Vinci, dia 29, com início às 20h30. Façam suas adesões.

Como se fora pouco tão nobre iniciativa, a APAE de Itu em breve se mudará para a sede própria, uma edificação impressionante e em fase de acabamento, em local próximo à indústria  Starret. Passe por lá e constate.

O breve comentário de agora, valha apenas como mero e ligeiro lembrete.

É propósito definido desta coluna voltar mais vezes para aos poucos, em desdobramentos, dizer ainda do muito que significa para a cidade a APAE de Itu.

Comentários