Colunistas

Publicado: Terça-feira, 10 de maio de 2011

Ao Mestre com Carinho

Ao Mestre com Carinho
... dentro uma garrafa lançada ao mar da web...

Uma mensagem para José Pacheco

Caro amigo José Pacheco, parabéns pelo seu aniversário! Há 60 anos o planeta recebia um nativo que iria inspirar milhares de pessoas interessadas na APRENDIZAGEM e na arte de educar. Para mim, você chegou ao Brasil pelas mãos, que falam do coração, do Rubem Alves. Depois pela voz, da Aprendizagem, da minha querida amiga Peo (Casa Redonda). Quando assisti, pela primeira vez, sua palestra em Itu... foi amor à primeira frase! Depois de inúmeros encontros e compartilhar dos Românticos Conspiradores, entre outras redes, estou permanentemente grato pela sua Presença. Obrigado por estar tão perto.

Aprendizagem é tão diferente da “Educação” que estamos fazendo hoje, que fica difícil pensar em reformar o sistema. Temos que ter outro modelo mental para formar um sistema bem diferente do atual. Já migramos do Behaviorismo para o Cognitivismo e depois para o Construtivismo, sem deixar de lado as boas experiências de cada um. Agora estamos vivendo o momento do Conectivismo e a Educação agradece!

Ouvi uma frase de uma das principais educadoras do país que disse “Hoje em dia, os alunos fingem que aprendem enquanto os professores fingem que ensinam”. Alunos e professores sabem que o que temos hoje não está funcionando. Os gestores educacionais também sabem! Por que não mudamos? Os pais ainda não sabem! Algumas mudanças já estão ocorrendo e serão as sementes dessa educação do futuro. Uma educação sem os limites das paredes de uma sala.

Uma educação onde os temas são conduzidos pelos interesses dos alunos. Uma educação interativa e colaborativa. Uma educação onde jogos, brincadeiras e lazer serão os principais agentes da aprendizagem. Uma educação onde o aluno aprende no mundo ao invés de ter que aprender para entrar no mundo.

Caro José Pacheco: receba essa singela mensagem de parabéns, dentro uma garrafa lançada ao mar da web, na esperança de encontrar areias que recebam as vozes da Aprendizagem.

Comentários