Colunistas

Publicado: Terça-feira, 26 de abril de 2011

Aniversário em tempos de Facebook

Crédito: Janete Costa Aniversário em tempos de Facebook
Ganhei flores roxas de Findhorn

Quantas portas e janelas se abrem para comemorar o aniversário em tempos de Internet! Sim, eu sei que nada substitui os olhos nos olhos, o sorriso e o abraço de alguém querido. Mas convenhamos, mesmo dando uma festa (que eu particularmente não curto muito porque prefiro encontros menores e tranqüilos) não é possível ser abraçado por todos que a gente gosta! E eu tenho um pequeno defeito: gosto de muita gente!!!

Então... dia 23 de abril comemorei 45 primaveras. Muito bem vividas, por sinal. Especialmente a partir do 25° aniversário, quando encontrei minha cara-metade, e dos 42 anos, quando encontrei as Danças Circulares.

Acho que já nasci em rede. Adoro gente, trocar impressões, gostos, músicas, danças, sentimentos, pensamentos... Portanto, pra mim, aniversário em tempos de Internet... é uma glória.

Através do meu querido Facebook, recebi mais de 100 mensagens amorosas, engraçadas e emocionantes. Meu marido se espantou com a quantidade, mas eu não, porque uso tanto o Facebook, que acho normal as pessoas lembrarem. Sem contar que a própria ferramenta ajuda os esquecidos.
Algumas mensagens foram bem diferentes: flores roxas de Findhorn (uma ecovila da escócia, berço das Danças Circulares) e mais flores . Uma música lindíssima de aniversário da Carole King, almofadas coloridas desejando sucesso, um bolo de aniversário, uma pedra Carpe Diem para eu aproveitar o dia, um vídeo com o Chico Buarque cantando “A Bailarina” e até um quadro lindo com uma margarida, enviado pelo Peticov, um artista plástico que eu adoro!  .

Tribos & Conexões

Recebi mensagens de muitas tribos: amigos do colegial, de infância, de Itu, do trabalho, das Danças Circulares, do Xamanismo, da psicologia, da Escola de Pais, do Facebook, amigos dos meus filhos e das mães dos meus filhos, da família querida que mora em várias partes do Brasil e do mundo. Como seria possível receber tantas bênçãos se não fosse a Internet e suas infinitas possibilidades de conexão? Existem outras pontes de contato virtual, claro, como o Linkedin, Twitter, Orkut, Ning, email, skype, MSN, e outros mais. Mas eu gosto mesmo do Facebook. E nem recebi um parabéns dele (rs).

Agora chega de tanto blábláblá. Não falei ainda o mais importante: toda essa parafernália tecnológica é útil sim. Mas cuidado! Ela é apenas o veículo. Ela seria completamente vazia se não fosse preenchida com humanidade. As pessoas que tiveram a delicadeza de parar a sua rotina para, carinhosamente, escolher palavras, imagens e mensagens para postar no meu mural é o que realmente importa. Assim como as que me abraçaram, sorriram, telefonaram, ou tiveram um pensamento. Tudo vale a pena quando a alma não é pequena, já dizia Fernando Pessoa.

Esse aniversário me fez pensar que não importa como e para onde a tecnologia possa nos levar, o que nunca vai mudar é a importância de amar e ser amado. Espero sinceramente que possamos escolher o melhor que os tempos de Facebook e de tantas outras plataformas digitais tem a nos ofertar: a expressão do amor e a celebração da vida!

Comentários