Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Aniversário de Itu

Aniversário da Cidade de Itu – 409 anos (2019)

Ditinha Schanoski

Itu está em festa! É chegado o momento de celebrar os 409 anos de sua fundação.

O povo ituano sempre se distinguiu por seu patriotismo e civismo, pelo seu profundo sentimento religioso, CULTURAL e político.

Trazer  à luz ao passado daqueles que nos precederam é o desejo de uma justa homenagem de gratidão àqueles que deram início à construção do nosso precioso presente.

Relembrá-los significa tomar consciência da rica história ituana.

Olhando para trás verificamos o empenho dos nossos antepassados, o valor familiar que Itu sempre teve, a generosidade, o espírito solidário e uma inegável religiosidade.

Acolheu Madre Teodora e viu nascer Padre Antonio Pacheco da Silva e Padre Bento Dias Pacheco (ambos dedicaram suas vidas aos leprosos), assim também  viu nascer Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, primeiro Bispo da Diocese de Jundiaí.

Itu possui 3 candidatos a Santos: M. Teodora. Pe. Bento e D. Gabriel.    (processos em Roma)

Tantas memórias ocultas dos grandes vultos históricos.

Itu, “Roma Brasileira”, !”A Fidelíssima”  “Terra da Convenção”a oitava cidade do Estado de São Paulo. Viu também nascer o primeiro presidente Civil do Brasil: Prudente de Moraes. Eram também ituanos: Regente Feijó,  Paula Souza, pintor Almeida Júnior, Elias Lobo e tantos outros, vultos notáveis  que  fizeram e  fazem a nossa história. Itu tem  preciosas relíquias, como um mosaico que juntando as pedrinhas se transforma em uma imensa catedral, assim como seus monumentos históricos e arquitetônicos.

Para finalizar faço um brinde e uma oração. Um brinde pelos 409 anos desta sempre jovem e dinâmica Senhora  cidade de Itu.

 E uma Oração para que nunca nos falte a luz e luz proveniente da Virgem da Candelária. Pedindo também a Deus  que continue abençoando os filhos deste chão.

PARABÉNS ITU!   PARABÉNS POVO ITUANO!

 

 

 

 

Comentários

Varanda da Saudade

Ditinha Schanoski

Ditinha Schanoski

Jornalista ituana, trabalhou no jornal A Federação e é articulista de vários jornais e revistas. Membro da ACADIL, SACI, UARD, Gvcmi e outros grupos. Agraciada com diversos prêmios, como a Medalha Dom Gabriel. Nomeada Profissional Ético de 2014.

Arquivo

11 dias atrás

Dia do Jornalista

25 dias atrás

Vencendo os Limites

11 de março de 2019

Bodas de Ouro

25 de fevereiro de 2019

Sequência de Tragédias

13 de fevereiro de 2019

As Mãos de minha Mãe