Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Aliança para Água

Aliança para Água

 

“Em meio à pior crise hídrica da história do Estado de São Paulo, soluções fundamentais foram deixadas de lado na conversa entre Alckmin e Dilma. "Aliança pela Água" critica pacote bilionário de obras que não apresenta plano de emergência, não ataca as causas da falta d’água nem garante níveis seguros dos reservatórios para o próximo período de estiagem.”

Esse é o início do texto publicado ontem (12/11) pela Aliança pela Água. A Aliança é uma coalizão de sociedade civil para contribuir com a construção de segurança hídrica no Estado de São Paulo, por meio da coordenação das várias iniciativas já em curso e da potencialização da capacidade da sociedade de debater e executar novas medidas. A partir do projeto Água@SP, apresentado em 29/10, nasceu essa iniciativa. Veja o projeto, o texto lançado ontem e as demais informações no site http://aguasp.com.br

A questão da água é bem complexa e envolve muitas camadas de entendimento. Questões políticas, comerciais, saúde pública, direitos humanos, desmatamento, vazamentos, consumo real, consumo virtual, matriz energética, corrupção, cidadania, educação, pegada hídrica, conscientização, irrigação, rios voadores e muitos outros itens em que cada um deles daria um livro inteiro para explicar a complexidade. Tudo isso se dissolve na percepção das pessoas e nas narrativas construídas para defender um ou outro interesse... legítimo ou não.

Recomendo fortemente o livro da Maude Barlow (Água: Futuro Azul) que dá uma perspectiva atual do que estamos vivendo e quais os principais desafios do futuro. Ela escreveu um livro em 2002 (Ouro Azul) em que foi produzido um documentário muito bom (http://youtu.be/mQyoUDfhFVo).

A COP 20 (http://www.cop20lima.org) começa em 20 dias em Lima no Peru e o tema da Água deveria ser um dos mais importantes. 

Por último se ainda houver interesse pela densidade do tema vejam esse filme de 2008 “Flow: Por Amor a Água” http://youtu.be/7qpzeoIp_2E

A Aliança para Água faz uma crítica aos investimentos anunciados:

“O conjunto de intervenções apresentado não resolve a crise atual, é fazer mais do mesmo, ou seja, novas e caras obras que não contemplam medidas estratégicas para criar segurança hídrica.

Até o momento não foi apresentado um plano de contingência que demonstre como vamos chegar em abril de 2015 em situação segura para encarar o próximo período de estiagem.

Não foi feita qualquer menção sobre recuperar e cuidar dos mananciais existentes (restauração florestal, ampliação de parques, pagamentos por serviços ambientais).”

 

Cada iniciativa, por menor que seja, deve se juntar a essa Aliança. Acompanhem de perto essa empreitada. O objetivo de curto prazo é chegar a abril de 2015 em situação segura para enfrentar mais um período de estiagem. #aguasp

 Em outras mídias:

Mercado Ético: http://bit.ly/metico1

Envolverde: http://bit.ly/envolv1

Instituto Socioambiental: http://bit.ly/socioamb1

Entrevista da Marrussia Whately para o jornalista Mario Sergio Conti http://bit.ly/maru01

Comentários