Colunistas

Publicado: Domingo, 7 de outubro de 2012

Ai, que dor de cabeça!

Quantas vezes você já acordou com ela ou a sentiu ao longo do dia?

Ou recorreu a vários remédios contra ela, mas sem solução?

Ou ainda passou por vários médicos (otorrino, oftalmo e até mesmo neuro), sem diagnóstico conclusivo?

Você pode estar diante de um problema de competência odontológica: Disfunção de ATM e Dor Orofacial, pois na face, cabeça e pescoço existem muitas estruturas que se relacionam entre si, como ossos, ligamentos, músculos, nervos e vasos, e a dor pode se manifestar de várias maneiras.

Quais os sintomas mais comuns?

    * Dor de cabeça,
    * Dor na região dos “ouvidos” (ATM),
    * “Pressão” em pontos da face,
    * Estalos das ATMs , 
    * Zumbidos no ouvido,
    * Dor cervical
    * Apertar e/ou ranger dentes, durante o dia e/ou a noite.

Como a Odontologia pode ajudar ?

Individualizando o tratamento de acordo com o problema e com as características ósseas, articulares e musculares de cada paciente.

A Ortopedia Funcional dos Maxilares é a especialidade mais adequada para tratar dessas dores e desconfortos, na medida em que consegue, a partir de uma análise específica do tipo facial e esquelético de cada paciente, prescrever um dispositivo intrabucal de uso noturno, construído a partir de uma mudança na relação entre a arcada superior e a inferior, que vai proteger e treinar o sistema estomatognático (ATM, músculos, ligamentos e dentes).

Além do uso deste dispositivo ortopédico, um protocolo específico, com laserterapia, auto-cuidado (“self care”) e medicações apropriadas também é associado.

É  importante  saber que qualquer pessoa pode ter disfunção de ATM e dor orofacial, desde  crianças, jovens, adultos e a melhor idade. E o tratamento pode ser conduzido sempre nas bases da Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Portanto, se você apresentar esses sintomas apresentados aqui, não deixe de procurar um cirurgião-dentista especialista nesta área, pois quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor. E nunca subestime a sua dor, pois ela estará sinalizando que o problema existe. Não importa se ela é forte ou fraca, pois cada pessoa tem a sua própria dor, seu próprio “limiar” de dor.

A essência de uma Odontologia completa é a obtenção da harmonia e equilíbrio entre os componentes do sistema estomatognático (dentes, músculos, ligamentos, ossos da face  e as articulações), visando sempre a qualidade de vida das pessoas.

Pense nisso!

Comentários