Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Adoração, diurna e diária - Nove Anos

Adoração, diurna e diária - Nove Anos
Anualmente, em face da data de 29 de novembro, tem sido feito quase que um mesmo comentário, repetitivo sim, mas nunca descabido, para relembrar a implantação da adoração diurna ao Santíssimo Sacramento, na Paróquia da Candelária.
 
Justifica-se plenamente esta sensação de regozijo e de louvor a uma só vez, pelas graças que ao longo dos tempos têm sido derramadas sobre o povo ituano.
 
Implantada em 1999, no vicariato do Monsenhor Spoladore, essa prática religiosa, absolutamente amparada na liturgia católica, proporciona, anos a fio, a possibilidade de se fazer uma visita à Capela contígua à nave central da Matriz e ali levar alegrias e dores junto a Jesus presente na Eucaristia. É atitude correta e sábia, que se busque conforto e orientação nos percalços da vida, exatamente a quem pode de modo efetivo tranqüilizar o fiel que creia verdadeiramente, bem como, com todo prazer, contar para ele, Jesus, os tantos favores e momentos de júbilo que a vida oferece.
  
Outro ponto altamente positivo, é o de que, desde novembro de 1999, a Igreja Matriz da Candelária, à qual jamais se negará seu vetusto porte de Catedral, fica de portas abertas dia todo, inclusive pois na hora do almoço. E não são poucos os trabalhadores dos arredores que, a essa hora, correm ali para estar alguns minutos em adoração.
 
Há que se pensar, desde agora, no ano vindouro, quando se vai comemorar uma década da adoração diária e diurna ao Santíssimo, em Itu. Como recairá num domingo, a data de 29, que se antecipe para a sexta-feira mesmo, 27, uma missa festiva de manhã e uma bênção solene, completa, em todo seu belo rito de antigamente, nos moldes da tradicional “reza” dos sábados à noite, no Carmo. Essa “reza” era do tempo em que o preceito dominical só se considerava válido. se cumprido nas missas de domingo. Não havia tampouco, missas à noite, exceção feita à Missa do Galo.
 
Está pois lançada a idéia. Mais do que idéia, apelo. Mais que apelo, gesto natural e conseqüente porque direcionado à adoração do povo ao Senhor dos Senhores.
 
Serão poucas, pouquíssimas, as cidades brasileiras que ainda mantenham a adoração permanente. Ainda mais que, - bom de se acrescentar, - aqui em Itu, no final da tarde, o Santíssimo só é levado respeitosamente de volta ao sacrário, embora em cerimônia rápida e simples, após a realização da bênção litúrgica, precedida com o cântico do “Tantum Ergo” e, encerrada, com a bela oração da Fórmula de Louvores. É tanta graça e privilégio de que talvez muitos ainda sequer se assenhorearam de seu valor e riqueza.
 
 Compareça, veja, participe.
 
A adoração abre-se às 7h30 e se encerra às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
 
Pela oportunidade do seu conteúdo, se transcreve aqui parte de uma bela oração, publicada no boletim semanal, VOCARE, número 528, de 18 de outubro último:
 
Um convite santo! Um chamado de Amor!
 
Ao ouvirmos este chamado, que nossos corações saibam que estamos em adoração. Estarmos na presença de Jesus sacramentado, é estarmos na presença da Verdade, da Luz, da Paz e do Amor.
 
Diz bem São Pedro Julião Eymard: “Considerai a hora de adoração que vos cabe, como uma hora de paraíso, ide a ela como se vai ao céu.”
 
E são Francisco de Assis proclama: “O Senhor do universo, Deus e Filho de Deus, se humilha a ponto de se esconder, para nosso bem, na modesta aparência do pão!”
Comentários