Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 26 de maio de 2008

Abrem-se as cortinas dos quatrocentos anos

A partir do dia 26 de maio, a cidade de Itu está a exatos 617 dias da data memorável por todos os aspectos, a 2 de fevereiro de 2010, em que festejará seus quatrocentos anos de fundação.
 
Faltam menos de dois anos, portanto.
 
Ainda bem, já com muita tardança, que no segundo semestre do ano passado, como resultados de idéias, sugestões e por fim de iniciativas concretas, um grupo de ituanos, entre pessoas aqui nascidas e outras por opção, constituiu-se no Conselho Organizador dos festejos comemorativos de tão magno evento. O despertar disso tudo, faça-se justiça, se originou de um primeiro passo dado concretamente nessa direção por parte da ACADIL – Academia Ituana de Letras. De imediato o poder executivo abraçou a idéia, aprovou e a tem principalmente apoiado. Assim, fez-se a nomeação dos nove membros do Conselho por decreto do Sr. Prefeito, Herculano Castilho Passos Júnior. Decidiu-se entre os conselheiros que o órgão – que é absolutamente apolítico - não teria presidente fixo, pois tal função seria e vem sendo realmente exercida de forma rotativa, a cada reunião. Por consenso, atribuiu-se ao sr. Prefeito Municipal a condição de Presidente de Honra.
 
A partir do Conselho, criou-se quase uma dezena de Comissões (com presidente, vice e secretário), para as mais diversas áreas. Os dirigentes das Comissões, a seu critério, convidam livremente quantas pessoas considerem necessárias e, por sinal, a maioria delas já muito adiantadas nos seus planos.
 
Eis que, afinal, oficialmente, no dia 5 de junho de próximo, o Conselho Organizador fará realizar uma solenidade às 11 horas, do lançamento da campanha como um todo, naquela praça recentemente construída, no início da Avenida Francisco Ernesto Fávero. Acontecerá o lançamento oficial da logomarca – Itu 400 Anos – bem como serão plantadas nada menos que 400 palmeiras imperiais, simultaneamente, em vários pontos do município.
 
É este pois o melhor momento para Itu redimir-se e se posicionar com altivez no cenário nacional, não só pelo seu passado, mas também por aquilo que venha a ser o seu presente e sua atualidade em 2010. Esse arrojo é legítimo e necessário para que Itu volte a se destacar no mapa do Brasil, seja, portanto, recolocada no patamar de outrora, de cidade ímpar.
 
Salve Itu de tão gloriosas tradições histórico-religiosas.
 
Ergam-se bem alto os estandartes do seu passado, de Itu Fidelíssima, de Berço da República, de Roma Brasileira.
 
Salve Itu da magnífica Matriz de Nossa Senhora da Candelária, Salve Itu do Museu Republicano.
 
Salve a Itu de filhos tão ilustres e de personagens que se ligaram profundamente à sua história, os nomes de primeira linha de Almeida Júnior, Prudente de Mores, Dr. Felippe Nagib Chebel, Dr. Graciano de Souza Geribello, Regente Feijó, Bento Dias de Almeida Prado, João Tibiriçá Piratininga, Adolpho Pinto, Dom Antonio Joaquim de Mello.
 
Salve a Itu que de seus filhos, três têm seu nome e sua vida junto ao Vaticano em processos de beatificação: Padre Bento Dias Pacheco, Madre Maria Teodora Voiron e Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. Sabe-se que existem pouco mais de trinta processos de brasileiros falecidos em odor de santidade, a se constatar assim que dez por cento desse contingente é daqui.
 
Tenha-se na devida conta que esse breve rol de personalidades não é exaustivo na sua menção e sim composto de nomes que afloraram de momento, aleatoriamente. Todos vão se lembrar de quanta gente mais, no passado, teve influencia efetiva e meritória no elenco imenso de passos cívico-religiosos de que Itu é pródiga.
 
Itu passa a contar do dia 5 de junho em diante até o último dia do ano de 2010 com uma vasta programação de eventos, com o seu clímax, no entanto, obviamente, a 2 de fevereiro, repita-se, pois, daqui a 620 dias, menos de dois anos.
 
Salve Itu quatrocentona!
Comentários