Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Abençoai os filhos desse chão

Mesmo que os mais pessimistas achem que não temos nada a comemorar, nós, otimistas, em clima de regozijo e, em traje de festa, festejamos Itu por sua importância histórica e religiosa.

Itu está em festa. A histórica e turística cidade completa 408 anos.

Itu tem relíquias em toda parte, como um mosaico que, juntando as pedrinhas se transformam em uma grandiosa obra de arte.

Uma cidade histórica tem um passado rico de acontecimentos e com passagem de muitos de seus filhos e tantos outros, não tão ilustres, mas que souberam fazer história dentro dela.

Itu, terra de Padre Bento Dias Pacheco (o Santo de Itu), Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Madre Teodora, Prudente de Moraes... Tantas memórias ocultas dos grandes vultos históricos.

408 anos de lutas...

408  anos de fé!

Que ao celebrarmos os 408 anos de Itu, que indicam os 408 anos de presença católica, saibamos dar continuidade a esta história de Fé.

Como dizia o poeta: “Um povo que vive sem fé é um povo abandonado”. E é esta fé que nos dá a certeza de que, somos um povo rico de um passado glorioso. Tudo isso são frutos de religiosidade da “Roma Brasileira”.

Sonhemos com os próximos séculos: mais ternura, mais união, mais fraternidade, mais consciência, mais perdão, mais tolerância, mais ética, mais responsabilidade social, mais amor...  Que neste chão desbravado pelo bandeirante Domingos Fernandes continue brotando sementes do bem para um grande amanhã.

Que a nossa comemoração não fique apenas no estouro dos fogos, mas brindemos e nos embriaguemos com o vinho da festa traduzido em boas e novas atitudes. É isso. Juntos e irmanados façamos Itu com uma história nova.

Salve Itu! Salve nossa gente!

Ditinha Schanoski

Comentários